Em meio ao pico da Covid-19, Blumenau libera volta do comércio e serviços não essenciais

Foto Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

27/07/2020 - 16:07 - Atualizada em: 31/07/2020 - 18:40

Mesmo com o aumento acelerado dos casos e mortes por coronavírus, a Prefeitura de Blumenau autorizou a reabertura do comércio e dos serviços considerados não essenciais na cidade, que estavam proibidos de funcionar há uma semana. A liberação foi anunciada pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) nesta segunda-feira (27).

Estabelecimentos como shoppings, centros comerciais, academias, pet shops, oficinas mecânicas, lojas de materiais de construção e salões de beleza poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Nos finais de semana, a determinação é para que fiquem fechados.

Já os serviços de alimentação, como restaurantes, bares, padarias, cafeterias, confeitarias, açougues e peixarias, estão autorizados a realizar atendimento presencial também de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Nos demais horários e finais de semana, poderão efetuar vendas apenas no balcão, sem consumo no local, e por delivery.

Os mercados, farmácias, feiras livres e postos de gasolina poderão funcionar com horário livre, mediante o cumprimento das limitações de público definidas anteriormente. Apenas nos sábados (igreja adventista) e domingos (demais religiões) estão permitidos cultos e missas, desde que obedecidas as restrições de capacidade.

Essas normas entram em vigor a partir desta terça-feira (28), com validade por 14 dias.

Ônibus seguem suspensos

Por outro lado, a circulação de veículos do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal permanece suspensa. A realização de festas em residência com pessoas que não vivem no domicílio, o consumo de bebidas alcoólicas no interior e entorno das lojas de conveniência, cinemas, teatros, eventos e shows também seguem sem data prevista para retorno.

 

 

De acordo com o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, é dever da população auxiliar na fiscalização das normas de funcionamento do comércio e restrição do convívio social. No caso de irregularidades e descumprimentos, as denúncias devem ser feitas por meio do telefone 199.

Clique aqui e confira a tabela com as restrições e regras de funcionamento das atividades.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul