Após o atentado a uma creche em Blumenau na manhã desta quarta-feira, dia 05, em que um homem matou quatro crianças com uma machadinha, algumas cidades do Sul de Santa Catarina reforçaram a segurança em área escolares. Depois de Criciúma, Içara e Urussanga anunciaram a execução das medidas.
O Governo de Urussanga realizou reuniões ao longo da tarde desta quarta para estudar medidas efetivas de segurança para as 14 escolas municipais. Executivo, legislativo, Secretaria de Educação, diretoras, coordenadoras e Polícia Militar participaram dos debates.
As aulas seguem normalmente nesta quinta-feira, dia 06, em Urussanga, mas desde a manhã de hoje, as rondas policiais foram intensificadas para garantir a segurança das escolas e tranquilizar as famílias urussanguenses. “Imediatamente intensificamos as rondas, aumentando o tempo que costumeiramente já parávamos nas instituições de ensino. Conversamos, orientamos, tranquilizamos a unidade escolar. A ação deve se repetir nos próximos dias”, garantiu o Tenente da Polícia Militar, Henrique Carrer Arent.
O prefeito de Urussanga, Luís Gustavo Cancellier, garante que medidas efetivas estão sendo alinhadas para solucionar as falhas de segurança que possam haver em algumas unidades escolares. “Como pai de uma aluna da rede municipal, eu entendo e compartilho da comoção e preocupação que esse caso gerou, mas temos que agir com cautela e responsabilidade para elencar medidas efetivas de segurança. Reuniremos novamente as equipes competentes para tratar do assunto e assim implementar o que for necessário para o caso”, explica o chefe do Executivo.
A partir da próxima semana, a Polícia Militar de Urussanga deve iniciar o trabalho de consultoria nas escolas. “Vamos orientar as escolas a imporem algumas barreiras físicas para dificultar o acesso de pessoas não autorizadas, e estamos em contato com as secretarias tentando orientar e passar algumas medidas que podem ser implementadas de imediato”, destaca Arent.
Nessas consultorias, um relatório deve ser gerado. Relatório este que deve servir de apoio para a Secretaria de Educação e o Governo Municipal. “Vimos durante a reunião de hoje com diretoras e a PM, ações simples que podem garantir maior segurança. A visão da força policial é essencial para que através do olhar deles, possamos trabalhar em medidas específicas que reforcem a segurança em todas as escolas”, pontua a Secretária de Educação, Janea Possamai.
Já o Governo Municipal de Içara, em contato com a Polícia Militar, Defesa Civil e Guarda de Trânsito, anunciou que manterá a segurança reforçada em todas as escolas e creches da cidade durante esta quinta. O Município segue atento às informações levantadas pela Polícia Civil de Santa Catarina acerca do atentado à creche Bom Pastor, em Blumenau, e não vê motivos para o cancelamento das aulas na rede municipal de ensino.
Apesar do entendimento, os pais que, porventura, acharem melhor manterem os filhos em casa terão as ausências justificadas. “Concluímos que foi um caso isolado, sem trazer risco para a cidade. De qualquer forma, entendemos a preocupação dos pais e deixaremos cada família decidir como achar melhor”, afirma Rose Margareth Reynaud Mayr, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara.
Além de um maior efetivo em rondas nas proximidades das unidades escolares, a pasta reforçou a orientação às diretoras e gestoras para que mantenham os portões fechados durante todo o dia e que, diante de qualquer movimento suspeito, acionem o 190.
Em conjunto com o 29º Batalhão de Polícia Militar, comandado pelo tenente-coronel Eduardo Moreno Persson, um relatório será produzido para que o Governo Municipal planeje ações futuras de segurança aos estudantes com foco na prevenção, elencando onde o município pode avançar para garantir o bem-estar dos alunos e dos profissionais da educação.