63% dos alunos compareceram ao segundo dia de reposição das aulas em Jaraguá do Sul

Foto: Eduardo Montecino/OCP

Por: OCP News Jaraguá do Sul

30/05/2017 - 19:05 - Atualizada em: 31/05/2017 - 19:13

Foto: Eduardo Montecino/OCP
Reportagem de Dyovana Koiwaski para o jornal O Correio do Povo.

Em torno de 63% dos estudantes compareceram ao segundo dia de reposição das aulas na rede municipal de Jaraguá do Sul, realizado no último sábado (27). No primeiro dia, em 29 abril, o número foi semelhante: cerca de 40% dos alunos faltaram e 60% estiveram presentes.

“Estamos considerando dentro da média. O ideal seria mais, mas a gente entende que a família pode por optar por levar a criança ou não, dentro dos 75% de frequência”, comenta o diretor de ensino da secretaria, Antonio de Souza Júnior.

Dessa vez, a Prefeitura ofereceu transporte escolar, merenda, limpeza e apoio pedagógico durante as aulas. Houve também transporte no meio do turno, para alunos que não tiveram reposição em período integral. No primeiro sábado de reposição, a Prefeitura não ofereceu a merenda, o que gerou uma multa de R$ 10 mil por determinação da juíza Daniela Fernandes. A administração municipal recorreu da decisão, mas resolveu adaptar-se às exigências feitas pelo promotor da Vara da Infância e Adolescência.

A quantidade de aulas varia conforme a adesão dos professores e da escola à paralisação dos servidores públicos, que durou 32 dias entre março e abril deste ano.

Adolescentes de escola pública de Jaraguá do Sul | Foto Eduardo Montecino/Ilustrativa

Adolescentes de escola pública de Jaraguá do Sul | Foto Eduardo Montecino/Ilustrativa

A reposição dos 24 dias letivos vai ocorrer aos sábados (um por mês), em emendas de feriados e no recesso escolar de julho, com aulas nos períodos matutino e vespertino. No mês que vem, a restituição ocorrerá nos dias 16 e 17, aproveitando o feriado de Corpus Christi no dia 15.

No caso dos centros municipais de educação infantil, 15 das 29 unidades estão repondo as aulas para crianças da pré-escola, quatro não precisam repor e outras dez creches não têm pré-escolar, ficando de fora do calendário especial. Nelas, a reposição também acontece aos sábados, totalizando cinco dias letivos.

Ficou estabelecido ainda que as aulas seguem até 21 de dezembro. Além disso, haverá sistema de plantão nas emendas de feriados. A mobilização visa o cumprimento do calendário escolar que prevê 200 letivos. Os assessores pedagógicos e equipe interna da Secretaria trabalharão neste período para dar apoio às escolas e centros municipais de educação infantil.