5 roubos “cinematográficos” que surpreenderam Santa Catarina

Por: Elissandro Sutil

04/06/2018 - 15:06 - Atualizada em: 13/06/2018 - 09:18

Uma das séries recentes de maior sucesso do serviço de streaming Netflix sem dúvidas é “A Casa de Papel”. O seriado narra a história de um grupo de criminosos que decide orquestrar o maior assalto da história.

Para isso, eles se infiltram na Casa da Moeda da Espanha e criam uma situação de reféns com os funcionários do lugar. A trama é cheia de reviravoltas e faz o espectador delirar com os acontecimentos.

Fora da ficção, alguns roubos e assaltos parecem ter saído das telas do cinema de tão bem planejados e executados. Em Santa Catarina, casos assim chamaram a atenção da polícia e do público. Confira uma lista com alguns destes acontecimentos.

1. Tentativa frustrada

Caçamba serviu de esconderijo para agentes da polícia | Foto Divulgação PM

Caçamba serviu de esconderijo para agentes da polícia | Foto Divulgação PM

Em 2014, uma tentativa de assalto a uma agência bancária em Três Barras, no norte de Santa Catarina, acabou frustrada pela inteligência da polícia. Para invadir o local, o grupo utilizou uma dinamite, que na explosão, destruiu a entrada.

O que os assaltantes não esperavam é que dentro de uma caçamba de um caminhão estacionado ao lado da agência estavam 15 policiais militares e civis prontos para impedir a ação. Policiais e bandidos trocaram tiros e três dos assaltantes acabaram morrendo no local.

2. Direção perigosa

Grupo usou um carro para destruir a porta da loja | Foto Reprodução

Grupo usou um carro para destruir a porta da loja | Foto Reprodução

Em março deste ano, assaltantes invadiram uma loja da rede Havan, em Navegantes. Para entrar na unidade, eles investiram um carro contra a porta de vidro da loja, que foi facilmente estilhaçada.

A ação dos criminosos durou poucos minutos. Eles levaram equipamentos eletrônicos que estavam em exposição. As imagens do assalto foram gravadas por câmeras de segurança e divulgadas pelo dono da rede, Luciano Hang.

Veja o vídeo:

3. Furtos luxuosos

Assaltante tinha como foco casas de luxo | Foto Divulgação Polícia Civil

Assaltante tinha como foco casas de luxo | Foto Divulgação Polícia Civil

Em novembro de 2017, a Divisão de Investigação Criminal prendeu um homem suspeito de furtar mais de 20 residências de luxo em Blumenau e oito em Pomerode. As ações aconteciam desde 2012 e o prejuízo para as vítimas chegou na casa dos R$ 5 milhões.

5 mansões de luxo em Florianópolis que são de cair o queixo

Dentre os itens encontrados na casa do suspeito estavam joias, relógios, notebook, tênis, óculos e bolsas, todas de marcas famosas. A polícia também encontrou dinheiro em espécie e até uma estufa com pés de maconha.

4. Fuga de lancha

Planejamento de fuga incluiu armadilhas para dificultar trabalho da polícia | Foto Divulgação PM

Planejamento de fuga incluiu armadilhas para dificultar trabalho da polícia | Foto Divulgação PM

Parece coisa de cinema, mas em 2015, um grupo de criminosos fugiu de lancha depois de assaltar um banco em Balneário Barra do Sul. Os assaltantes também fecharam uma ponte com correntes para impedir a perseguição da polícia.

A ação dos bandidos começou antes mesmo do assalto ao banco: o grupo simulou uma invasão em um posto de gasolina para desviar a atenção da polícia enquanto o roubo acontecia na agência bancária.

Depois de assaltar o banco e fechar a ponte, os criminosos fugiram em direção ao mar em uma lancha.

5. Arrombamento explosivo

Explosão de caixas eletrônicos causou preocupação em Jaraguá do Sul | Foto Reprodução

Explosão de caixas eletrônicos causou preocupação em Jaraguá do Sul | Foto Reprodução

Em uma manhã de maio de 2014, a explosão de três caixas eletrônicos deu inicio a uma perseguição que testou os nervos da população de Jaraguá do Sul. Depois de uma intensa troca de tiros com a polícia, os suspeitos fugiram de carro.

Após alguns momentos de perseguição, os arrombadores abandonaram o veículo e entraram na mata. Cerca de 40 policiais participaram das buscas. Um dos assaltantes foi rendido e morto por um morador e dois dos assaltantes morreram durante a perseguição.

Outro integrante que se separou do grupo, invadiu uma residência próxima ao matagal e fez uma mulher de refém. Depois de algumas horas, ele ligou para um comparsa que o resgatou em uma caminhonete.

Bônus

Acidente foi provocado com a intenção de facilitar um assalto | Foto Reprodução

Acidente foi provocado com a intenção de facilitar um assalto | Foto Reprodução

Em 2016, um acidente em Araquari passaria despercebido se não fossem os veículos envolvidos na colisão: um caminhão e um carro-forte. Um grupo de criminosos provocou o acidente na tentativa de assaltar o carro-forte.

O carro-forte estava a caminho de Jaraguá do Sul quando foi interceptado frontalmente por um caminhão. Os bandidos tentaram ainda explodir o veículo, mas acabaram fugindo do local depois de uma troca de tiros com a polícia.

Você pode conferir o momento exato da batida aqui.

Leia mais: 5 casos de assassinatos macabros que chocaram Santa Catarina

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui

Região de Joinville – Clique aqui

Região de Florianópolis – Clique aqui