Delegacia Móvel reforça segurança nos dias de maior movimento da Schützenfest

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

08/11/2019 - 18:11 - Atualizada em: 11/11/2019 - 18:34

A 31ª edição da Schützenfest ganhou um reforço importante na segurança. Neste ano, a Polícia Civil disponibilizou uma unidade da Delegacia Móvel. Lá, os frequentadores da festa mais tradicional de Jaraguá do Sul poderão registrar os boletins de ocorrência.

De acordo com o delegado regional, Fabiano dos Santos Silveira, a ideia surgiu em uma reunião com a Comissão Central Organizadora (CCO) da Schützenfest. Enquanto discutiam a questão do alvará da festa, houve a proposta de disponibilizar uma unidade móvel como ocorreu na Oktoberfest.

“Após um pedido feito para a Delegacia-geral da Polícia Civil, foi autorizada a vinda da Delegacia Móvel. Essa é a mesma unidade que esteve presente em toda a Oktoberfest e estamos, desse modo, voltando a participar ativamente da Schützenfest”, destaca o delegado regional.

Furtos e perdas de documentos

Fabiano ressalta o ótimo efetivo disponibilizado pela Polícia Militar para o policiamento ostensivo na festa e destaca que a Delegacia Móvel vem ajudar nesse trabalho. Segundo ele, os policiais militares poderão ficar focados na manutenção da ordem pública no Parque Municipal de Eventos.

A operação da Delegacia Móvel começou nesta quinta-feira (7), já na abertura dos portões, e continuou nesta sexta (8). A unidade vai estar aberta também neste sábado (9) e nos dias 14, 15 e 16. O trabalho começa durante a abertura dos portões e finaliza com o fechamento.

“A nossa ideia é justamente dar um reforço para que a Central Regional de Plantão Policial tenha uma base móvel dentro do parque nos dias de maior movimento. Já faz alguns anos que a Polícia Civil não participa da Schützenfest e a gente achou por bem iniciar nos dias de maior concentração de público”, destaca.

O delegado regional lembra que a grande concentração de público tende a gerar ocorrências. As situações não flagranciais, como furtos ou perda de documentos, poderão ser registradas diretamente no Parque de Eventos. Se houver uma prisão em flagrante, o preso será levado para a delegacia.

“Além da equipe na Central Regional de Plantão Policial, com três agentes, um escrivão e um delegado disponíveis 24 horas por dia, prontos para atender a população nas situações de flagrantes, nós teremos mais três policiais civis atuando no Parque de Eventos”, descreve Fabiano.