Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vice-presidente Geraldo Alckmin virá a SC para lançamento de belonave da Marinha

Fragata Tamandaré foi lançada em cerimônia em Itajaí (SC) Foto: Reprodução/Site oficial

Por: Pedro Leal

07/08/2025 - 17:08 - Atualizada em: 07/08/2025 - 17:21

O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), visita Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira (7) para a cerimônia de batismo e lançamento da segunda fragata da Classe Tamandaré, nomeada “Jerônimo de Albuquerque” (F201).

A cerimônia ocorre às 11h, no estaleiro TKMS Brasil Sul, no bairro Murta, seguindo o mesmo protocolo da entrega da primeira, Tamandaré (F200), que foi lançada ao mar e deve começar a operar na Marinha do Brasil ainda neste ano, após a realização dos testes finais.

Segundo a Marinha, a previsão é que a Jerônimo de Albuquerque seja entregue em janeiro de 2027, ampliando significativamente as capacidades operativas da Força Naval. O primeiro corte de chapa do navio aconteceu em 2023.

“Estão avisados” diz embaixada dos EUA sobre aliados de Moraes

O PFCT (Programa Fragatas Classe “Tamandaré”) prevê a construção de quatro fragatas, e é considerado o mais inovador projeto de construção naval desenvolvido no Brasil. As belonaves devem servir à modernização da esquadra nacional e proteger a “Amazônia Azul”, realizando operações de busca e salvamento, combate à poluição e proteção contra pirataria e pesca ilegal.

Segundo a Marinha, o programa tem um significativo impacto no desenvolvimento nacional, fomentando a indústria brasileira de defesa, capacitando a mão de obra e criando mais de 6 mil empregos diretos e indiretos.

Governo de SC lançará edital para oferta de vagas regionalizadas de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Além da Jerônimo de Albuquerque e da Almirante Tamandaré, a terceira unidade, “Cunha Moreira” (F202) já está em construção, com cerimônia de batimento de quilha realizada em 2024.

As quatro fragatas serão entregues gradativamente entre 2025 e 2029.

Com autonomia de mais de 5,7 milhões km², a F200 tem alto poder combatente e é capaz de proteger a extensa área marítima brasileira, com capacidade para realizar operações de busca e salvamento, monitorar e combater ações de poluição, pirataria, pesca legal, entre outras ameaças e também atender a compromissos internacionais.

O processo de construção do navio utiliza tecnologia “paperless” e é realizado por blocos, o que otimiza a instalação e a segurança. A fragata conta contará com deslocamento de aproximadamente 3.500 toneladas.

A cerimônia de lançamento da Fragata ocorreu no dia 9 de agosto de 2024, no tkEBS (thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul), em Itajaí, e contou com a presença do presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva, do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

Na época, a Fragata Tamandaré também passou pela operação “load out”, que consiste na movimentação da embarcação para um dique flutuante, e em seguida é realizada a imersão controlada dessa plataforma, até o navio atingir a sua própria sustentação na água.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).