Vereadora sugere a criação de um Centro de Reabilitação Pós-Covid em Jaraguá do Sul

Foto Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

12/05/2021 - 16:05 - Atualizada em: 12/05/2021 - 16:28

A vereadora Nina Santin Camello (PP) sugeriu, na sessão ordinária de terça-feira (11) na Câmara, a criação de um Centro de Reabilitação Pós-Covid-19 em Jaraguá do Sul para auxiliar as pessoas que foram acometidas da doença a se recuperarem.

A parlamentar ressalta que a iniciativa já existe em outros municípios e que ela poderá ajudar as pessoas que apresentam sequelas decorrentes da infecção por coronavírus, principalmente aquelas de natureza cardiorrespiratória.

 

 

A ideia é que a Secretaria de Saúde providencie um espaço destinado ao Centro, com atendimento específico para cada pessoa conforme avaliação individual e com a disponibilização de tratamentos de fisioterapia respiratória, fisioterapia motora, avaliação funcional e apoio psicológico.

“Sabemos que muitas pessoas apresentam fraqueza muscular, respiratória, problema cardiopulmonar, alteração de sensibilidade, fadiga, lentidão de raciocínio, estresse, entre outros sintomas. E muitas vezes esses pacientes ficam sem o devido acompanhamento. É uma necessidade de todos diante da pandemia e seria muito importante para o nosso município”, enfatiza a vereadora.