A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está prestes a abrir um Centro de Reabilitação Pós-Covid e Reabilitação Cardiopulmonar.

Essa é uma iniciativa inovadora na região, principalmente no que diz respeito a reabilitação cardiorrespiratória, e que vem de encontro à uma demanda crescente, visto que inúmeras pessoas ficam internadas em estado grave pela Covid-19 e precisam de acompanhamento amplo com auxílio da fisioterapia para a sua recuperação.

O espaço, que será implantado nas dependências da Secretaria de Saúde de Guaramirim, é voltado para atender os pacientes que apresentam sequelas do coronavírus e cardiorrespiratórias e que necessitam de reabilitação por meio dos exercícios de fisioterapia.

A fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde, que desenvolveu o projeto, Andressa Schmidt explica que o acompanhamento com o profissional da fisioterapia busca atender as necessidades do paciente, trabalhando em prol do restabelecimento do seu estado de saúde e evitando sequelas.

Além disso, há uma parceria com médico cardiologista e pneumologista para este Centro de Reabilitação.

“A reabilitação cardíaca, por exemplo, é uma especialidade que não temos na região, e agora oferecendo pelo SUS poderemos dar um tratamento de reabilitação individualizado de acordo com as necessidades do paciente, levando em consideração suas comorbidades e buscando sua melhora”, enfatiza.

Para pacientes que foram vítimas da Covid-19, ela explica que a reabilitação deve ter como objetivo aliviar os sintomas da dispneia, função física e qualidade de vida e reforça a importância do trabalho de equipe multiprofissional, melhorando assim a participação do paciente na reabilitação.

Já o principal objetivo da Reabilitação Cardiorrespiratória com ênfase nos exercícios físicos é propiciar uma melhora dos componentes da aptidão física, tanto aeróbico quanto exercícios neuromusculares (força/potência muscular, flexibilidade, equilíbrio), algo que exige a combinação de diferentes modalidades de treinamento.

O Centro de Reabilitação contará com equipamentos de ponta, alguns importados, dando todo suporte para acompanhar a evolução quantitativa dos pacientes.

A secretária de Saúde, Cheila Rohweder, explica que estão sendo adquiridos os equipamentos necessários para o espaço, conforme levantamento da equipe técnica da Saúde, para que em cerca de 30 dias o local seja aberto.

“Já adquirimos esteira, bicicleta ergométrica, CPAP e agora aguardamos a chegada de dois equipamentos para podermos abrir o espaço”, diz.

Foto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação

Nesta semana a fisioterapeuta da Secretaria de Saúde de Guaramirim irá para São José para uma visita técnica no Centro de Reabilitação Cardíaca do município, com intuito de conhecer a estrutura e ao mesmo tempo adequar alguns processos para nossa realidade local.

Foto: Prefeitura de Guaramirim/Divulgação