Veja o que já foi confirmado sobre o retorno presencial das aulas em Santa Catarina

Foto Secom

Por: Elissandro Sutil

09/09/2020 - 15:09 - Atualizada em: 09/09/2020 - 15:19

Foi detalhado na manhã desta quarta-feira (9), o Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon), elaborado por mais de 15 instituições para o retorno das aulas presenciais nas redes de ensino de Santa Catarina.

Além das medidas sanitárias, a retomada deverá seguir as diretrizes de atividades pedagógicas, transporte, alimentação, gestão de pessoas, comunicação, capacitação e finanças.

Com base no PlanCon, veja abaixo o que já se sabe sobre a volta às aulas em Santa Catarina.

Data para retomada

As aulas presenciais estão suspensas até 12 de outubro em todo o estado. Com isso, o retorno está previsto para o dia 13 do mês que vem.

No entanto, a data depende da evolução do coronavírus em Santa Catarina e pode sofrer alterações.

Quais turmas voltarão primeiro

A volta iniciará com os estudantes do terceiro ano do ensino médio, considerando que eles têm vestibular no fim do ano e devem ter facilidade para seguir as regras de saúde e segurança estabelecidas.

A tendência é que após o 3º ano, as próximas turmas a retornarem sejam o 2º e 1º ano do ensino médio.

Qual será a metodologia

Nesta primeira etapa, serão priorizados os estudantes com maior dificuldade de aprendizagem. Para isso, os professores terão que fazer uma avaliação de desempenho.

O retorno será com atividades de reforço pedagógico por área de conhecimento, e não com as aulas normais como ocorriam antes da pandemia.

Próximos passos

Com a apresentação do Plano de Contingência às redes estadual e municipais, o Estado inicia a fase de preparação e capacitação de formadores para auxiliar na elaboração dos planos de contingência das escolas.

O objetivo é preparar os profissionais e a estrutura física da escola para que o retorno à sala de aula possa ocorrer de forma segura, quando houver condições sanitárias e epidemiológicas adequadas.

As capacitações de formadores serão realizadas regionalmente de acordo com as 16 regionais da Saúde de Santa Catarina.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul