Aulas presenciais em SC devem retornar em outubro com turmas do 3º ano do ensino médio

Foto Secom

Por: Elissandro Sutil

09/09/2020 - 11:09 - Atualizada em: 09/09/2020 - 14:25

A Secretaria Educação, Saúde e a Defesa Civil de Santa Catarina apresentaram o Plano Estadual de Contingência para a Educação (PlanCon) para as redes de ensino estadual e municipais nesta quarta-feira (9).

O objetivo do documento é preparar as instituições de ensino para o retorno seguro às aulas presenciais, incluindo, além das medidas sanitárias, as diretrizes de atividades pedagógicas, transporte, alimentação, gestão de pessoas, comunicação, capacitação e finanças.

As atividades presenciais no estado foram paralisadas em 19 de março e estão suspensas até 12 de outubro.

De acordo com o secretário de Educação, Natalino Uggioni, a retomada presencial do ensino está prevista para o dia 13 do próximo mês, data que pode ser alterada conforme as atualizações sanitárias no estado.

A volta iniciará com os estudantes do terceiro ano do ensino médio. “São os que têm vestibular pela frente e mais condições de seguir as regras estabelecidas”, aponta Uggioni.

Serão priorizados os alunos que estão com mais dificuldade de aprendizagem. Para isso, os professores terão que fazer uma avaliação de desempenho. As atividades de reforço acontecerão por área de conhecimento.

“Não será um retorno total das aulas, como era antes da pandemia, e seguiremos o distanciamento social”, observa o secretário.

A tendência é que após o 3º ano, as próximas turmas a retornarem sejam o 2º e 1º ano.

Próximos passos

Com a apresentação do documento, será iniciada a etapa de formações e treinamentos dos profissionais da educação, o que irá facilitar a criação dos planos de ação e protocolos específicos de cada rede de ensino e escola.

Os municípios terão este mês para criar comissões com dirigentes de ensino e elaborar um plano a partir do PlanCon, porém considerando os aspectos locais da situação pandêmica.

Para facilitar esse processo, foi criado um modelo padrão, chamado PlanCon Edu Escolas.

O material inclui um caderno de apoio com perguntas e respostas, que subsidiam o desenvolvimento do plano, e um tutorial de metodologias ativas para contextos extremos, com objetivo de auxiliar os professores em suas atividades pedagógicas.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul