Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Traficantes são vítimas dos usuários”, diz Lula

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

24/10/2025 - 17:10

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (24), em Jacarta, na Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os traficantes são “vítimas dos usuários” e que seria “mais fácil”, para Brasil e Estados Unidos, “combater viciados”.

“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente, fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse Lula.

As informações são do portal G1.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Ou seja, você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, e tem gente que compra porque tem gente que vende”, acrescentou o presidente.

A declaração polêmica foi dada após questionamentos quanto as ações do presidente dos EUA Donald Trump, que tem realizado operações militares no mar do Caribe para combater o tráfico de drogas.

Os dois devem se encontrar neste domingo (26) em uma agenda paralela à cúpula do sudeste asiático.

Trump autorizou operações secretas da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) na Venezuela, de Nicolás Maduro.

Na avaliação do petista, é preciso maior “cuidado” dos países no combate às drogas.

A fala de lula repercutiu negativamente entre a oposição e nas redes sociais.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ) afirmou que a gestão Lula “prefere passar pano para o crime”. “É inacreditável. O homem que governa o país defende quem destrói famílias, quem enche os cemitérios e quem espalha violência nas ruas. Para ele, o bandido é vítima e o cidadão de bem é o culpado”, declarou Sóstenes em uma rede social.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).