Superlotação nas UTIs causa preocupação em Santa Catarina

Por: Bruno Gallas

02/06/2022 - 13:06 - Atualizada em: 02/06/2022 - 13:59

A falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais públicos do estado voltou a ser destaque no Plenário da Assembleia Legislativa. O assunto rendeu debate durante a sessão ordinária desta quarta-feira (1).

O deputado Mauricio Eskudlark (PL) classificou como “inaceitável” a situação da falta de vagas em UTIs. Em algumas das regiões, hospitais estão há dias com 100% da capacidade de terapia intensiva ocupada.

O cenário mais crítico envolve as UTIs neonatal e pediátricas. No início dessa semana, 13 pacientes pediátricos do estado esperavam por uma vaga. O parlamentar lembrou que, por conta da emergência em saúde causada pela Covid-19, o governo abriu mais de mil leitos extras para atender os pacientes que precisavam de cuidados intensivos.

“Com a redução dos casos, houve a desativação desses leitos. E isso é inaceitável. Agora não temos um reforço e o estado ainda registra casos de Covid. Somando a isso o período de inverno, de muitas doenças respiratórias, e, principalmente as UTIs infantis com falta de leitos. Não era prudente a Secretaria de Saúde manter parte desses leitos, com a expectativa de usar?”, contestou Eskudlark.

A preocupação foi compartilhada pelo deputado Adriano Pereira (PT), que aproveitou para pedir mais atenção do governo para o Hospital Santo Antônio, de Blumenau.

“É uma unidade hospitalar de referência, que atende Blumenau, com cerca de 370 mil habitantes, e os municípios vizinhos. E lá o desespero tem sido grande por conta da falta de UTI Neonatal. Pedimos que o estado abra pelo menos mais 10 leitos no Hospital Santo Antônio”.

Rio Negrinho suspende aulas

Com o avanço dos casos de Covid e outras síndromes respiratórias, a situação voltou a exigir medidas sanitárias.

Duas escolas do município de Rio Negrinho suspenderam as aulas até segunda-feira (06). A Apae do município também seguiu o exemplo em decorrência de casos de Covid-19 entre a estafe. O prefeito Caio Treml (PL) sugeriu à população que retomasse o uso de máscaras em ambientes fechados.

“Não é um decreto, uma obrigatoriedade. É um pedido que estamos fazendo para a população. Desde que paramos de utilizar máscaras, as doenças respiratórias voltaram a nos acometer”, salienta.

Importante lembrar que a Secretaria do Estado da Saúde ampliou a vacinação para a Covid-19, gripe e sarampo.