Explosão de casos de Covid-19 traz de volta máscaras e suspensão de aulas no Norte de SC

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Por: Bruno Gallas

02/06/2022 - 11:06 - Atualizada em: 02/06/2022 - 11:39

O prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml (PL), divulgou um vídeo nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (01), fazendo recomendação do retorno do uso de máscaras no sistema municipal de ensino do município. A recomendação acompanha o aumento no número de casos de Covid-19 e influenza em Santa Catarina.

Estão, ainda, suspensas as aulas nas escolas Padre Thomas Gasser e Pioneiro Marcelino Stoeberl, além das creches Chapeuzinho Vermelho e Dona Benta. A APAE de Rio Negrinho também cancelou as atividades após aumento dos casos entre os profissionais da unidade.

Segundo comunicado, as aulas devem retornar na segunda-feira (06).

Treml, que também é médico, recomenda o retorno do uso de máscaras dentro das dependências escolares na volta às aulas. A sugestão se estende aos profissionais da saúde e àqueles que frequentam hospitais ou postos de saúde.

“Não é um decreto, uma obrigatoriedade. É um pedido que estamos fazendo para a população. Desde que paramos de utilizar máscaras, as doenças respiratórias voltaram a nos acometer”, salienta.

De acordo com o prefeito, a preocupação com o surto de casos gripais se alia com a diminuição dos estoques de antibióticos nas redes de saúde pública e privada. Essa situação é enfrentada em todo país.

Ressalta-se que a Secretaria do Estado da Saúde ampliou a vacinação para a Covid-19, gripe e sarampo.

Confira o vídeo:

 

Comitê científico sugere máscaras em lugares fechados em SP

Segundo informações da Agência Brasil, o Comitê Científico do Estado de São Paulo recomendou a volta do uso de máscaras em estabelecimentos fechados. A medida não é obrigatória, exceto em ambientes hospitalares e no transporte público, onde o uso do item de proteção é indispensável.

Em Santa Catarina, a revogação do decreto que obriga o uso do equipamento em locais fechados foi assinada pelo governador no dia 12 de março, acompanhando a queda no número de internações e a imunização em massa.

No entanto, com a chegada do inverno, e por se tratar de uma doença respiratória, os índices de infecção por Covid-19 e outras cepas da influenza voltam a lotar os já abarrocados hospitais catarinenses. Com quase 100% dos leitos de UTI ocupados em Santa Catarina, o Estado vê na prevenção a melhor maneira de evitar o colapso do sistema de saúde.

STF recomenda o uso de máscaras em suas dependências

Na terça-feira (01), o Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a recomendar o uso de máscaras nas dependências da Corte, em decorrência do aumento de casos no Distrito Federal.

“Ainda que não haja qualquer determinação para a obrigatoriedade da prática, este momento requer atenção e bom senso. Além da máscara, outros cuidados permanecem altamente recomendados, como usar álcool em gel, a vacinação, em especial de terceira dose, evitar as aglomerações e respeitar o distanciamento”, recomenda o STF.

 

Notícias no celular

Whatsapp