O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, encaminhou no começo da noite de quinta-feira (30) pedido de exoneração para o governador de Santa Catarina Carlos Moisés (PSL).

A saída de Zeferino, ocorre em meio a polêmica da compra de 200 respiradores artificiais, denunciada em reportagem do site The Intercept Brasil, nesta semana, que aponta possíveis irregularidades na compra destes equipamentos que custaram R$ 33 milhões.

 

 

Na próxima segunda-feira (4), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) encaminharia ao chefe do executivo estadual um requerimento que solicitaria o imediato afastamento de Helton da pasta. O pedido foi aprovado por unanimidade na sessão virtual na quarta-feira (29).

Em nota, o Governo do Estado agradece os serviços prestados por Zeferino e diz que o novo nome para ocupar a pasta será divulgado nos próximos dias.

Confira a nota na íntegra

O Governo do Estado de Santa Catarina comunica que no fim da tarde desta quinta-feira, 30 de abril de 2020, o governador Carlos Moisés recebeu do secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, o seu pedido de exoneração.

O Governo agradece os serviços prestados pelo secretário em prol das políticas públicas de saúde dos catarinenses, ao tempo que reconhece as conquistas e avanços da pasta sob o seu comando.

Cabe registrar que a quitação da dívida da saúde, estimada em quase R$ 750 milhões, e a construção da política hospitalar catarinense, em parceria com os municípios e hospitais filantrópicos, são resultado do trabalho efetuado desde o início de 2019.

Em especial, ainda, a coordenação das ações do Estado de Santa Catarina no combate à pandemia da Covid-19, que traz até aqui resultados diferenciados para o nosso Estado no comparativo com o Brasil em relação à baixa taxa de letalidade assim como na exemplar preparação do sistema de saúde pública de média e alta complexidade.

O nome do novo secretário de Estado da Saúde deverá ser divulgado nos próximos dias.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul