Projeto sobre o Código de Ética dos Vereadores é arquivado em Jaraguá do Sul

Foto Divulgação PMJS

Por: Áurea Arendartchuk

13/11/2019 - 19:11 - Atualizada em: 13/11/2019 - 19:51

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 2/2019, que incluiria na LOM o Código de Ética da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, não alcançou os votos necessários em plenário e acabou sendo rejeitado esta semana no Legislativo jaraguaense.

A proposta recebeu cinco votos favoráveis dos vereadores: Anderson Kassner, Celestino Klinkoski , Eugênio José Juraszek, Marcelindo Carlos Gruner e Pedro Anacleto Garcia e quatro abstenções de: Arlindo Rincos, Isair Moser, Ronaldo Magal e Rogério Jung e um voto contrário de Ademar Braz Winter.

Por se tratar de Emenda à Lei Orgânica, o projeto precisava de oito votos favoráveis para ser aprovado, ou seja, dois terços do total de vereadores, o que acabou não ocorrendo. Desta forma, o Projeto foi automaticamente arquivado.

Código estabeleceria regras

O Projeto do Código de Ética da Câmara de Vereadores, estabelecia os princípios éticos e as regras básicas de decoro que deveriam orientar a conduta dos parlamentares.

Com 68 artigos, o projeto e foi construído pela Mesa Diretora em conjunto com os setores técnicos do Legislativo desde o começo deste ano.

O presidente da Câmara Marcelindo Gruner (PTB), grande defensor do projeto, disse lamentar profundamente o encaminhamento que houve esta semana com a rejeição do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal.

“Precisávamos de oito votos favoráveis e isso não ocorreu. Desta forma, lamentavelmente, o Código de Ética que nem chegou a ser votado, será arquivado. O que seria um marco para a história do Poder Legislativo Municipal, ficou à margem da história e de interpretações equivocadas. Hoje poderíamos ter dado um passo à frente ao encararmos as questões éticas e de transparência como prioridade, mas não saímos do lugar, não evoluímos. Eu lamento”, destacou.

 

Veja também:

“Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul terá código de ética”

Código de ética dos vereadores de Jaraguá do Sul será votado na semana que vem

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger