Prefeitura anuncia mais de 10 mudanças no trânsito jaraguaense

Garantir uma maior fluidez no trânsito de Jaraguá do Sul, facilitando assim a circulação de veículos e pedestres em ruas importantes do município. Estão entre os objetivos da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo que anunciou ontem uma série de mudanças no trânsito da cidade a partir deste mês.

As intervenções estão separadas em dois grandes grupos. O primeiro começa a ser implementado nas próximas semanas, enquanto o segundo, por ter mudanças mais complexas , vai vigorar a partir de 2020.

Primeiro grupo

As alterações ocorrem nas proximidades das ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Reinoldo Rau – Trata-se da inversão de sentido no tráfego nas ruas transversais a estas vias – Guilherme Weege e João Picolli. A alteração visa facilitar principalmente o acesso ao Hospital São José, em especial de ambulâncias.

Atualmente, para acessar o hospital, vindo pela rua Reinoldo Rau, é necessário o motorista ir até a Domingos da Nova fazer o retorno.

Com a mudança esta conversão será feita pela rua Guilherme Weege. Além disso, o semáforo da rua João Picolli passa para a Guilherme Weege, na esquina da Drogaria Catarinense.

Domingos da Nova

Outra mudança importante ocorre na rua Domingos da Nova. O trecho desta rua, entre as vias Ferdinando Pradi e Reinoldo Rau, permanece em mão dupla.

No entanto, no trajeto entre as ruas Procópio Gomes e Ferdinando Pradi, a Domingos da Nova passa a ser mão única sentido em direção à Reinoldo Rau.

O semáforo neste local passa a funcionar praticamente livre, pois passa a ter um tempo somente para quem está na rua Procópio Gomes para acessar a rua Domingos da Nova.

Quem vier da ponte da Rede Feminina ou da rua Procópio Gomes vai ter a direita livre, com o sinal fechando somente para passagem de pedestre.

Leopoldo Augusto Gerent

Outra mudança será a proibição do acesso à rua Prefeito Leopoldo Augusto Gerent (que passa pelos fundos do Cemitério Municipal) pela rua Domingos da Nova. Apesar de estreita a Leopoldo Gerent é hoje de mão dupla.

Ela passará então a ter sentido único. Após alteração, o acesso a ela será feito a partir da rua Guilherme Weege tanto à direita como à esquerda, já que metade da Leopoldo Gerent será sentido à rua Cabo Harry Hadlich e a outra seguirá em direção à Domingos da Nova.

Procópio Gomes

Para a engenheira Luciana, a alteração será importante porque além de se ganhar tempo no semáforo, as mudanças não impedem o acesso à rua Coronel Procópio Gomes.

Mantém-se a possibilidade de utilizar a rua Cabo Harry Hadlich que já está um tempo em mão única, onde existe um semáforo próximo à Verdureira da Raquel. Tem-se outras alternativas de rota, não necessariamente só a rua Domingos da Nova.

Eliminação de gargalos

Andrade e Luciana adiantam que a ideia é começar a formar mais binários, mais ruas de mão única e com isso eliminar os gargalos no trânsito jaraguaense na área central da cidade.

“Você não perde tempo parado em semáforos e dá segurança tanto para pedestres como para os carros, ciclistas, todos eles” defende o diretor de Trânsito.

E nesse mesmo princípio da segurança, a rua Cabo Harry Hadlich vai passar a ser mão única, entre a rua Barão do Rio Branco e a Rua Walter Janssen. A Rua Ambrósio Pinter também terá sentido único, da rua Procópio Gomes em relação à Rua Cabo Harry Hadlich.

Para complementar as mudanças previstas no grupo, a Ferdinando Pradi, no trecho entre a Domingos da Nova e Guilherme Weege, também passa a ser mão única.

Mapa das alterações do primeiro grupo

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger