O presidente da Áustria, Van der Bellen, cancelou a sua participação na COP 30, em Belém, por causa dos altos custos da viagem – o cancelamento foi comunicado pela ORF, emissora pública de rádio e televisão da Áustria.
As informações são do portal G1
COP 30: Governo vai gastar R$ 260 milhões com navios de luxo para cobrir déficit de leitos
“Os custos particularmente altos para a participação do Presidente Federal na COP deste ano, além da delegação austríaca de negociadores, não estão dentro da estrutura orçamentária apertada da Chancelaria Presidencial por razões logísticas”, afirmou o austríaco em comunicado oficial, frisando a importância da convenção.
Com a ausência do presidente, o ministro do Meio Ambiente, Norbert Totschnig, será o representante do país na conferência
Jorginho Mello sai em defesa de Bolsonaro; saiba as posições de outros governadores
Segundo o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, O custo e a falta de vagas de hospedagem em Belém podem fazer com que os países mais pobres e também mais afetados pela mudança do clima também fiquem de fora da COP30.
Os países sob risco de não participar têm um orçamento limitado de US$ 143 por dia, considerando alimentação e hospedagem.
O valor é estabelecido por uma tabela da ONU.
O escritório climático da Organização das Nações Unidas (ONU) chegou a realizar uma reunião de emergência para debater os altos preços das acomodações.
A crise se agravou quando 25 países entregaram uma carta na qual questionam a situação.
Entre os signatários está o bloco dos Países Menos Desenvolvidos (LDC, em inglês), que inclui 44 países em desenvolvimento como Tuvalu, Libéria, Angola, Gâmbia, entre outros.