Pessoas trans podem mudar registro civil sem laudo médico ou cirurgia, define TJSC

Decisão foi da 3ª Câmara Criminal de Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) | Foto Juscatarina/ Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/02/2019 - 05:02 - Atualizada em: 08/02/2019 - 15:35

A 4ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) determinou que a mudança de registro civil de nome e de gênero de uma pessoa transexual pode ser feita sem a necessidade de cirurgia de alteração de sexo e laudo médico ou psicológico.

O colegiado reconheceu que é necessário apenas a manifestação de vontade afirmando a identidade de gênero. O relator do caso foi o desembargador Selso de Oliveira. Com a decisão, além da mudança do nome e do gênero de feminino para masculino, haverá ainda reflexos no registro civil da filha e do neto.

As informações foram divulgadas na segunda-feira (4) pelo TJSC. A 4ª Câmara atendeu ao recurso do autor da ação.

Como foi o caso

De acordo com o TJSC, o autor ingressou com ação e sustentou que nasceu do sexo feminino mas, desde os sete anos de idade, percebeu que psicologicamente pertencia ao sexo masculino. Disse que, a partir daí, passou a agir como se fosse do sexo masculino e, mais adiante, submeteu-se a mastectomia – cirurgia para remoção da mama.

O desejo de alterar o prenome e sexo/gênero no registro civil cresceu e tinha como intuito regularizar a situação no âmbito jurídico e também evitar constrangimentos, além de promover as alterações necessárias e seus reflexos nos documentos da filha.

 

 

Na decisão de 1º grau, em comarca da região serrana do Estado, o pedido foi julgado improcedente por ausência de laudo psicológico firmado por profissional capacitado e inexistência de registros fotográficos ou provas testemunhais.

No Tribunal, entretanto, o desembargador privilegiou o princípio da dignidade humana, e disse não existir necessidade de procedimento cirúrgico de transgenitalização, tampouco laudo médico ou psicológico.

O registro civil, no seu entender, deve retratar a identidade de gênero psicossocial da pessoa transexual, de quem não se pode exigir a realização de cirurgias para o gozo de um direito.

O relator considerou que a retificação do prenome e do gênero, no registro civil, possibilita atos da vida civil e o convívio em sociedade, sem constrangimento ou discriminação, uma vez que o sexo psicológico é aquele que dirige o comportamento social externo do indivíduo.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?