Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Paralelo ao desfile oficial, Ato contra o STF e em defesa de Bolsonaro marca Brasília no sete de Setembro

Reprodução/Redes Sociais

Por: Pedro Leal

07/09/2025 - 15:09 - Atualizada em: 07/09/2025 - 15:14

Manifestantes da oposição se reuniram no estacionamento da Funarte, em Brasília, na manhã deste domingo em uma manifestação paralela às celebrações oficiais do Dia da Independência.

O ato contou com a presença dos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Jaime Bagattoli (PL-RO), além dos deputados federais Bia Kicis (PL-DF), Alberto Fraga (PL-DF), Zé Trovão (PL-SC) e do ex-secretário especial de Cultura Mário Frias (PL-SP).

Antes das falas no trio elétrico, os manifestantes cantaram o Hino Nacional e fizeram uma oração coletiva.

Entre as palavras de ordem que dominaram a manifestação estavam “2026 sem Bolsonaro é golpe”, “Fora Moraes”, “Fora Lula” e “América, salve o Brasil”; os cartazes dos manifestantes criticavam o ministro Alexandre de Moraes, com referências à “ditadura da toga” e demonstravam apoio a Donald Trump e aos Estados Unidos,.

Durante o ato bolsonarista, helicópteros da Polícia Militar e uma esquadrilha do Exército sobrevoaram a área.

Governo

Em evento oficial,o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu neste domingo (7) o desfile cívico-militar do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento começou por volta das 9h20. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o público estimado foi de 45 mil pessoas em toda a Esplanada.

Ao lado de Lula, o vice-presidente, Geraldo Alckmin e o presidente da Câmara, Hugo Motta, marcaram presença. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, não compareceu este ano, porque está em viagem oficial à França.

Outra ausência é a do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que está no Amapá, seu estado de origem. Nenhum outro ministro do STF marcou presença neste ano, em meio ao julgamento de Bolsonaro.

Dos ministros do governo federal, a maioria participou do desfile: Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Camilo Santana (Educação), Alexandre Padilha (Saúde), Frederico Siqueira (Comunicações), Celso Sabino (Turismo), André Fufuca (Esporte), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Anielle Franco (Igualdade Racial), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Marina Silva (Meio Ambiente), Vinicius Marques de Carvalho (Controladoria Geral da União), Sidônio Palmeira (Comunicação Social), Jorge Messias (Advocacia Geral da União (AGU), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Alexandre Silveira (Minas e Energia), André de Paula (Pesca e Aquicultura), Jader Filho (Cidades), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Márcia Lopes (Mulheres), Márcio França (Micro e Pequenas Empresas), Margareth Menezes (Cultura), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Wolney Queiroz (Previdência) e Marcos Amaro do Santos (Gabinete de Segurança Institucional).

Os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Fernando Haddad (Fazenda) e Luiz Marinho (Trabalho) não compareceram na edição deste ano, segundo divulgou a Presidência.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).