OCP News prepara cobertura especial das eleições com apuração em tempo real

Foto Matheus Wittkowski/OCP News

Por: Natália Trentini

11/11/2020 - 15:11 - Atualizada em: 11/11/2020 - 15:30

Mais de 114 mil eleitores são esperados nas urnas neste domingo (15) para eleger o próximo prefeito e vereadores de Jaraguá do Sul.

Esse momento de decisão política para o município será acompanhado minuto a minuto pela cobertura especial de jornalismo da Rede OCP de Comunicação.

Desde a abertura dos colégios eleitorais até a apuração do último voto, mais de 16 profissionais estarão cobrindo todos os acontecimentos, conta o chefe de redação do OCP em Jaraguá do Sul, Misael Freitas.

O andamento das votações em Corupá, Schroeder, Guaramirim e Massaranduba também será acompanhado pela equipe.

“A cobertura será feita pela reportagem do site e pela OCPlay, a nossa TV digital, também. Vamos manter o site atualizado desde cedo, logo nas primeiras horas de votação, até o encerramento com apuração e divulgação dos vencedores”, ressalta Freitas.

Foto Matheus Wittkowsk/OCP News

As equipes do site e TV estarão em campo acompanhando a votação dos candidatos, o fluxo nos maiores colégios eleitorais e todos os fatos do dia.

Assim, os conteúdos serão disponibilizados para leitura e em formato audiovisual.

“Faremos uma cobertura integrada entre todos os veículos, começando pelo especial de sábado no jornal impresso e seguindo com a cobertura em tempo real através do portal ocp.news”, ressalta o diretor de marketing do OCP, Max Pires.

Apuração em tempo real

As entradas ao vivo vão acontecer nas páginas do Facebook e Instagram do OCP News e Aconteceu em Jaraguá do Sul e canal do Youtube.

Além disso, o editor chefe da OCPlay, Juliano Couto, ressalta que a contagem dos votos será acompanhada em tempo real.

“O maior momento será a live que faremos a partir das 17h, quando encerra a votação. Estaremos no estúdio acompanhando a apuração do TSE, passando todas as informações para o nosso público, que também vai poder conferir reportagens, entrevistas, e ficar por dentro da apuração em tempo real”, explica Couto.

“Ficaremos no ar até o momento em que será anunciado o novo prefeito de Jaraguá do Sul e das demais cidades do Vale do Itapocu”, completa.

Foto Matheus Wittkowski/OCP News

Max Pires dá destaque ao portal eleições.ocp.news, que vai trazer a apuração voto a voto de forma visual e simplificada.

“Pela primeira vez, um veículo regional colocará a disposição da comunidade uma plataforma integrada diretamente com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para o acompanhamento das apurações em tempo real”, comenta.

A ferramenta está disponível em Jaraguá do Sul e nos municípios de Joinville, Blumenau, Florianópolis e Criciúma, onde a Rede OCP também atua.

Relevância para a comunidade

O chefe de redação Misael Freitas ressalta que a cobertura especial foi pensada diante da relevância do acontecimento para a comunidade, que é o foco do jornalismo hiperlocal trazido diariamente pelo OCP.

“A missão do OCP é informar nossos leitores sobre os fatos que impactam sua vida e nenhum outro assunto reflete tanto no dia a dia da população como a política. Há mais de 100 anos nossos leitores encontram nas páginas do OCP as informações que lhes ajudam nas tomadas de decisão”, complementa Pires.

Neste ano, Freitas destaca que o impacto social foi além da questão política, também tocando em questões de saúde e segurança diante da pandemia de Covid-19.

Foto Studio OCP

Isso exigiu um trabalho de conscientização sobre as mudanças e até horários de votação para pessoas dos grupos de risco. “Nosso papel é levar essas informações e gerar conscientização sobre os cuidados no momento da votação”, diz.

O cenário de pandemia também motivou a Rede OCP News a criar a campanha “Eu Vou Votar”, incentivando a população a esse ato de cidadania.

Como acompanhar as eleições pelo OCP

  • Pelo site ocp.news você terá informações e notícias completas desde a primeira hora de votação até o fim do dia.
  • Nas páginas do OCP News e do Aconteceu em Jaraguá do Sul no Facebook e Instagram você vai conferir ao longo do dia lives com fatos que irão ocorrer ao longo de domingo.
  • Pelas redes sociais e no canal do Youtube, sintonize às 17 horas para começar a assistir a live que trará a apuração das urnas e comentários sobre o cenário político.
  • Pela plataforma eleicoes.ocp.news você também poderá acompanhar a apuração a partir das 17h, quando fecham as urnas.

 

Telegram Jaraguá do Sul