Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Musk anuncia criação de novo “Partido da América”.

Foto Divulgação: Peaklife

Por: Pedro Leal

07/07/2025 - 14:07 - Atualizada em: 07/07/2025 - 14:53

O bilionário Elon Musk anunciou neste sábado (5) a criação de um novo partido político, o “Partido da América”, afirmando que “não será difícil” competir contra os dois principais partidos dos EUA, Republicano e Democrata.

As informações são do portal G1.

Ao criar o partido, ele se posiciona em definitivo como oponente político do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, outrora aliado.

Trump sai em defesa de Bolsonaro

No anúncio, o dono da Tesla, da SpaceX e da rede social X – antigo Twitter – Musk afirma que os EUA não são uma democracia, e critica o bipartidarismo que domina o sistema político dos EUA, entre o Partido Democrata e o Partido Republicano, que ele afirma serem um “partido único”.

Ele realizou uma enquete na sexta-feira (4) perguntando se seus seguidores no X queriam um novo partido.

Em 5 meses, CNJ paga R$ 3,4 milhões em penduricalhos a juízes auxiliares

“Com uma margem de 2 para 1 [na enquete], vocês querem um novo partido político, e vocês terão! Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos sob um sistema de partido único, não em uma democracia. Hoje, o Partido América é formado para devolver sua liberdade”, afirmou Musk em publicação no X direcionada ao povo americano.

O posicionamento veio após o Congresso dos EUA aprovar o megapacote tributário e orçamentário de Trump, criticado por Elon Musk, que saiu do governo Trump ao final de maio.

Musk mira nas eleições legislativas e estaduais de 2026, as chamadas “midterms”; nelas, estão em jogo 33 assentos do Senado e todos os 435 assentos da Câmara dos Deputados, junto com o governo de 36 estados e outros cargos das esferas judicial e legislativa a nível estadual.

Também no sábado, Trump chamou a criação de um novo partido de “ridícula” e afirmou estar triste ao ver Musk “sair completamente dos trilhos'” e “virar um desastre nas últimos cinco semanas”, segundo a Reuters.

“Iniciar um terceiro partido só aumenta a confusão… Ele pode se divertir com isso, mas eu acho ridículo”, disse Trump a repórteres antes de embarcar no Air Force One em Morristown, Nova Jersey.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).