Mobilidade urbana e atendimento na saúde são discutidos em sessão ordinária na Câmara

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/09/2017 - 13:09 - Atualizada em: 01/09/2017 - 13:11

Estes foram alguns dos assuntos abordados na sessão ordinária desta quinta-feira (31) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Neste 1° de setembro é celebrado o Dia do Profissional de Educação Física e o presidente do Legislativo, Pedro Garcia, fez questão de notabilizar a data. “Este dia celebra o profissional responsável por manter o corpo humano saudável. Que neste 1° de setembro todos os profissionais celebrem e reflitam sobre a importância de sua intervenção na sociedade bem como a melhora da qualidade de vida dos cidadãos”, cumprimentou.

ORELHÕES QUEBRADOS

Eugênio Juraszek contou que um munícipe sofreu um acidente nesta semana e precisou utilizar um orelhão, pois seu celular estava sem bateria. Porém, expõe Juraszek, esta pessoa não encontrou nenhum aparelho do tipo com condições de uso. O vereador reclamou da falta de manutenção e de acessibilidade nesses equipamentos. Ele afirmou que vai fazer um ofício para a empresa responsável pelos orelhões para que os arrumem.

REUNIÃO NO VALE TOMBADO

Celestino Klinkoski afirmou que, na reunião desta terça-feira (29) no Rio da Luz, a comunidade local cobrou soluções do Iphan para os entraves causados pelo tombamento da região. Segundo ele, as pessoas reclamaram bastante da dificuldade de realizar reformas em suas residências. Agora o vereador espera que o órgão agilize os trâmites de documentação e que viabilize condições melhores para aqueles moradores.

MAIS QUALIDADE DE VIDA

Jaime Negherbon enalteceu a presença de norte-americanos da empresa Healthways em Jaraguá do Sul nesta semana e celebrou a possibilidade da execução do projeto Blue Zone na cidade. Essa seria a primeira iniciativa na América Latina. Negherbon lembrou que a cidade está crescendo e já conta com mais de 170 mil habitantes. “É bom, é positivo, mas temos que manter nossas empresas aqui e fazer com que a qualidade de vida continue”, advertiu.

MOBILIDADE URBANA

Marcelindo Gruner protocolou um requerimento de audiência pública na Casa de Leis para discutir a mobilidade urbana de Jaraguá do Sul. Gruner pretende estabelecer um entendimento comum na cidade sobre as ciclovias. Conforme o parlamentar, muitas ciclovias foram implantadas no município, mas em algumas não foram observados os fatores de segurança para os ciclistas. “Temos que rever a forma como estamos fazendo essas ciclofaixas e temos que ouvir o usuário, essa audiência será o lugar ideal para fazermos isso. Precisamos dar segurança a essas pessoas”, argumentou.

Jaime Negherbon comentou suas indicações de número 1430/2017 e 1432/2017 que tratam do assunto. Nela, o parlamentar pede que seja feita ciclovia na rua Bertha Wegee na Barra do Rio Cerro e acostamento na Estrada Geral do Garibaldi. “Estes locais são longe do centro da cidade e as pessoas precisam dessa opção”, aconselhou.

Anderson Kassner corroborou com a ideia de uma audiência pública e lembrou que o investimento para dar essa segurança é baixo, então não será muito difícil para o Poder Público fazê-lo, mesmo com o orçamento apertado.

PROJETO SOBRE BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Kassner também ressaltou, durante a Palavra Livre, um projeto da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Aconseg) que vai estimular a população a fazer os boletins de ocorrência. Segundo ele, a falta de registro em casos de violência, furto, roubo, entre outros, pode prejudicar o município na busca por melhorias na segurança pública. Com esses boletins de ocorrência, as polícias Militar e Civil podem melhorar o serviço de inteligência e até readequar o contingente de soldados na região. Por isso é importante que a população faça o procedimento e registre na delegacia sempre que houver necessidade.

AGILIDADE NO ATENDIMENTO

Jackson de Ávila comentou sua indicação n° 1403/2017 que pede a interligação dos laboratórios de análises clínicas com as Unidades Básicas de Saúde. Para ele, este sistema de interligação das informações vai facilitar a vida dos usuários do sistema público de saúde. “Hoje a pessoa faz o exame e vai para casa. Depois tem que voltar na clínica para pegar o exame e levar ao médico”, relata. Segundo Ávila, esse é um procedimento arcaico e que toma muito tempo do cidadão. Com um novo sistema, o exame já ficaria à disposição do médico sem a necessidade dessa logística por parte do munícipe.

Marcelindo Gruner também apoiou a ideia e disse que “as coisas têm que ser um pouco mais ágeis no setor público”.

AÇÕES DO EXECUTIVO

Gruner, que é líder de governo na Câmara, apresentou nesta sessão um slide com várias ações do Executivo. Entre os trabalhos: concretagem de ruas, roçada, macadamização, patrolagem, restauração de ponte, plantio de mudas, paisagismo entre outras coisas. O vereador exaltou o trabalho dos servidores da Prefeitura que se dedicaram no primeiro semestre. Ele ainda lembrou que uma das maiores demandas da sociedade no início do ano era a limpeza e a beleza das ruas da cidade. Isso, segundo Gruner, foi atendido e hoje Jaraguá do Sul está muito mais bonita do que quando a atual Administração assumiu o município.

*Com informações da assessoria de imprensa