“Mercosul está em risco”, diz Haddad sobre eleição na Argentina

Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

Por: Pedro Leal

25/09/2023 - 16:09 - Atualizada em: 25/09/2023 - 16:24

O ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) afirmou nesta segunda-feira (25) que o Mercosul está em risco, em decorrência das chances do candidato libertário Javier Milei vencer as eleições na Argentina.

“O Mercosul que está em risco, sobretudo pelo evento próximo que pode ocorrer no nosso principal parceiro comercial. Não se sabe o alcance da narrativa do candidato que lidera as pesquisas na Argentina.”

As informações são da CNN.

Segundo Haddad, firmar um acordo com a União Europeia neste momento poderia neutralizar possíveis efeitos da possível eleição do presidenciável argentino.

“O acordo com União Europeia agora seria um antídoto contra medidas que pudessem desorganizar a região. A própria Europa está com dificuldade de enxergar o futuro com o que ocorreu nos últimos anos, sobretudo no último ano, sem uma parceria com a América do Sul. ”

As declarações foram dadas durante o 18º Fórum de Economia da FGV, realizado em São Paulo. Segundo Haddad, há possibilidade de firmar um acordo entre Mercosul e União Europeia ainda este ano, apesar de resistência da França.

O ministro da Fazenda destacou ainda a importância de um acordo com os Estados Unidos.

“Penso que, um acordo de cooperação com os Estados Unidos seria um coroamento de uma política multilateral importante que é a expressão do que o presidente Lula pensa nas relações internacionais”, disse Haddad.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).