A participação feminina na política fica em evidência na Câmara Mirim de Jaraguá do Sul. Na comemoração de 20 anos do programa, a representatividade das jovens parlamentares é uma marca dos números e da história do programa institucional.
Nos papéis de liderança, as mulheres se sobressaem: a cadeira de presidente do Legislativo Mirim já foi ocupada por 19 vereadoras, de um total de 22 mandatários, o que representa um total de 86% de ocupação feminina no cargo. No total de participantes, 164 vereadoras já participaram do programa, um total de 64% de representatividade.
Para a mirim Isabelly da Silveira, da E.M.E.B. Marcos Emilio Verbinnen, o companheirismo entre os participantes é uma das marcas do programa. “A gente se apoia, e isso é muito bom”, declarou durante a sessão da Câmara Mirim do dia 8 de outubro, ao relembrar que os laços formados podem permanecer por muitos anos.
Em seguida, a jovem parlamentar, que foi presidente da Casa Mirim no primeiro semestre de 2025, enfatizou a participação feminina no projeto. “A maioria das presidentes da Câmara Mirim são mulheres, e isso é muito legal, porque a gente pode ver o outro lado da mulher, a gente pode ver o outro olhar delas, o que elas pensam nessa sociedade”, assegurou.
O tema também foi pauta no Plenário Victor Bauer. Na sessão ordinária do dia 2 de outubro, a vereadora Sirley Schappo (Novo) notou a alta quantidade de vereadoras mirins no projeto, e questionou o contraste com a Câmara Municipal, que tem alta porcentagem de homens.
“Eu fiquei me perguntando o que acontece no meio desse caminho das adolescentes gostarem de se envolver com as questões da cidade, com as questões políticas, subir à tribuna e falar, e depois as mulheres, de modo geral, acabam indo por outros caminhos e não escolhendo a vida pública, a vida política”, ressaltou.
Em seguida, a vereadora Natália Lúcia Petry (MDB) relembrou a trajetória do programa, que já foi de competência do seu gabinete, até o coordenador Joel Luís Corrêa assumir o projeto institucionalmente. “[Ele] tem feito um excelente trabalho, até pela formação […] e é digno de todos os elogios por todo o trabalho feito até então”, ressaltou.
Além de ser um marco de liderança e inclusão feminina, a Câmara Mirim também possibilita aos jovens de Jaraguá do Sul a chance de participar ativamente de melhorias e debates sobre a cidade e aprender sobre os processos democráticos dentro do município.
No Plenário Mirim, as presidentes foram:
- · Tatiane F. de Souza (2005-2006)
- · Giovana Stipp (2007-2008)
- · Amanda R. B. Naizer (2011)
- · Daniela Weiller (2012)
- · Ana Carolina C. Pereira (2013)
- · Amanda S. de Andrade (2014)
- · Larissa G. dos Santos (2015)
- · Kelly C. Garvão Martins (2016 e 2017/1)
- · Isadora C. T. Machado (2017/2)
- · Clara de Jesus Pereira (2018/1)
- · Haika de Godoy (2019/1)
- · Maria Carollini Maes (2021)
- · Gabriela Vitoria Güths (2022/1)
- · Bruna Lazzarotto Silva (2022/2)
- · Laura Bianca de Souza (2023/1)
- · Clara Lafin (2023/2 e 2025/2)
- · Alícia Clara Dauer (2024/1)
- · Julia Carlini (2024/2)
- · Isabelly da Silveira (2025/1)