Nesta quarta-feira (20), o empresário e professor Fernando Bade tomou posse como secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Joinville. A oficialização do cargo aconteceu no início da tarde, no gabinete do prefeito Adriano Silva.
“Esta secretaria tem a importante missão de liderar o estímulo ao empreendedorismo em Joinville e a atação de novos investimentos para a nossa cidade”, explica o prefeito.
- Com layout que lembra jardineira, novo ônibus do Mirante começa a operar em Joinville
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
A pasta, criada a partir da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) na Reforma Administrativa, é responsável pelo O Farol e o Espaço do Empreendedor, além de gestora da Unidade de Desenvolvimento Rural e do Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat).

Foto: Prefeitura de Joinville
“Joinville, com tamanha força econômica e mais de 84 mil empresas, precisa ter uma estrutura dedicada ao atendimento aos empreendedores que geram oportunidades. Vamos atuar para expandir as atividades econômicas alinhadas com o futuro, continuando a ser essa fantástica cidade para empreender e viver”, destaca o novo secretário.
Fernando Bade
Fernando é graduado em Administração de Empresas e Negócios pela Faculdade Cenecista de Joinville (FCJ), com especialização em Estratégia Empresarial pela mesma instituição. Desde o ano passado, Bade atuava como diretor executivo da então Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável.
Iniciou a carreira como técnico em indústrias de Joinville, atuando nos segmentos químico e metalmecânico. Há mais de dez anos é empresário e atua como consultor e professor nas áreas de administração e segurança do trabalho.
Bade construiu ainda uma importante trajetória na Associação de Joinville e Região da Micro e Pequena Empresa (Ajorpeme), entidade que representa centenas de empresas da região de Joinville. Ocupou cargos como presidente do Núcleo Jovem e do Instituto Ajorpeme, até ser o líder da associação, em 2019.