Jaraguá do Sul está fechando 2025 com mais um título importante: o de Município Inovador Catarinense. O selo foi entregue pelo governador Jorginho Mello durante evento na capital do estado, nessa quarta-feira (17). É um reconhecimento às cidades que avançaram na construção de legislações municipais voltadas à inovação local.
O Município foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho e pelo diretor de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Fonseca.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul
Na oportunidade também foi apresentado o balanço de um ano do Programa SC Mais Inovação, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre 2024 e 2025, o programa percorreu as 21 microrregiões catarinenses, em mais de 1.700 visitas, somou mais de R$ 1 milhão em investimentos diretos em eventos e capacitações, além de R$ 1,5 milhão em cooperação técnica com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Para o governador, os resultados demonstram que Santa Catarina avança ao tratar a inovação como política de Estado. “Nós acreditamos que a inovação precisa chegar a todos os municípios, respeitando as vocações locais e fortalecendo quem produz, empreende e gera oportunidades. O SC Mais Inovação mostrou que, quando o Estado se aproxima dos municípios, os resultados aparecem. Santa Catarina hoje é um território mais preparado para crescer com inteligência, tecnologia e desenvolvimento”, afirmou Jorginho Mello.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul
O prefeito Jair Franzner avaliou de forma positiva mais este reconhecimento. “Estamos muito orgulhosos em receber o Selo Município Inovador Catarinense. Isso reflete o compromisso de Jaraguá do Sul com a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Agradeço à equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, do nosso Centro de Inovação, e a todos que contribuíram para essa conquista. Vamos continuar trabalhando para tornar Jaraguá do Sul cada vez mais inovadora e competitiva.”
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho, destaca o histórico e a solidez das empresas de Jaraguá do Sul. “Nosso ecossistema empresarial é orientado à inovação. As indústrias de base tecnológica incorporam inovação e sustentabilidade em todo o processo produtivo. Ao poder público cabe refletir essa vocação por meio de uma legislação que facilite e fomente iniciativas inovadoras. Jaraguá do Sul se antecipou a esse movimento: antes mesmo do lançamento do Programa SC Mais Inovação, já havíamos implementado toda a legislação prevista pelo Estado e seguimos aprimorando esse arcabouço, como demonstra a atualização da Lei do Sandbox, realizada em julho deste ano.”
Leia também: De forma inédita, Jaraguá do Sul é campeã geral do Prêmio Band Cidades Excelentes