O ano de 2025 está fechando com chave de ouro para o Município. Jaraguá do Sul, mais uma vez, é “Cidade Excelente”. O feito, neste ano, veio nos pilares Educação – municípios acima de 100 mil habitantes – e, de forma inédita até aqui, no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), entre 100 mil e 500 mil habitantes. A conquista veio na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, edição 2025. O evento, na noite dessa segunda-feira (15), em Brasília, reuniu gestores de todo o país.
No pilar Educação, o Município obteve a nota 88,57. Já, no Prêmio Geral da noite – o IGMA 2025 Cidade Excelente – a nota inédita foi 78,61. Impulsionaram esta conquista, os expressivos resultados nos pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socieconômico e Ordem Pública e Educação.
O procurador-geral do Município, Benedito Carlos Noronha, representou o prefeito Jair Franzner no evento e destacou a importância das premiações para Jaraguá do Sul. “É uma cidade pujante, com indústrias, povo ordeiro, gente honesta, onde trabalhamos com foco no bem-estar da população. E o resultado é esse. Jaraguá do Sul é gigante e está aí para fazer a diferença.”

Foto: Divulgação/PMJS
Para o prefeito Jair Franzner a conquista, representa o esforço e dedicação de servidores e gestores comprometidos com o desenvolvimento da cidade. “É um orgulho para Jaraguá do Sul receber este reconhecimento como Cidade Excelente nos pilares Educação e IGMA. Essa conquista é resultado do trabalho dedicado de nossos servidores e gestores, que estão comprometidos em oferecer serviços de qualidade e melhorar a vida de nossos cidadãos. Agradeço a todos que contribuíram para este resultado e reafirmo nosso compromisso em continuar trabalhando para o desenvolvimento e o bem-estar de Jaraguá do Sul.”
Além do procurador-geral do Município, também estão em Brasília, o secretário de Administração, Argos Burgardt e o diretor de Captação de Recursos, Escritório de Projetos e Planejamento, Antônio Carlos da Luz.
Confira as notas de Jaraguá do Sul nos pilares em que foi finalista
- 83,13 em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência;
- 88,48 em Infraestrutura e Mobilidade Urbana
- 84,26 em Desenvolvimento Socieconômico e Ordem Pública
- 88,57 em Educação (vencedora)
- 78,61 em “IGMA 2025 Cidade Excelente” (vencedora)
Prêmio Band Cidades Excelentes
A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.
O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 72 indicadores em uma única nota final.