O governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina (DCSC), está aperfeiçoando o sistema de monitoramento e alerta de eventos extremos, com capacitação de profissionais e investimentos em estrutura e equipamentos. Com o objetivo de melhorar a cobertura dos sensores na região Norte do Estado, um radar meteorológico será instalado em Joinville.

“Estamos focados em fornecer informações corretas e antecipadas para garantir uma maior segurança para a população”, comentou o chefe da Defesa Civil do Estado, João Batista Cordeiro Júnior.

Segundo ele, o novo radar meteorológico vai complementar a cobertura dos outros três radares do Estado, instalados em Araranguá, Lontras e Chapecó. “A Região Norte possui características específicas e devido ao relevo diferenciado apresenta microclimas. Com o novo radar teremos informações mais assertivas para a região”, completou.

O equipamento vai abranger uma das áreas de maior densidade demográfica e a maior cidade do Estado, Joinville, onde residem mais de 590 mil pessoas. O radar também vai intensificar o monitoramento de uma das regiões com maiores índices de precipitação. Em janeiro, por exemplo, mês mais chuvoso do ano para a região, a média foi de 250 milímetros de chuva.

Confira também:

Radar meteorológico que seria instalado em Jaraguá do Sul vai para Joinville

Local para a instalação

Com base em estudos de uma empresa especializada, o local escolhido foi Joinville, no bairro Boehmerwald, ao lado da associação dos moradores do Santa Helena, em função de alguns critérios técnicos. O terreno é plano e possui fácil acesso para os maquinários, equipamentos e mão de obra, necessários para a construção e instalação da torre e do radar.

A DCSC já deu início ao processo de contratação para elaboração dos projetos do sítio de radar meteorológico. Após a conclusão dessa fase, será iniciada a construção da torre para a instalação do equipamento. O processo licitatório está orçado em R$ 1,3 milhão e as obras incluem o cercamento, pavimentação, monitoramento de segurança, iluminação, construção da torre e equipamentos de informática.

Sobre o equipamento

O radar meteorológico que será instalado no Norte do Estado é banda X e é ideal para identificar e rastrear tempestades a distância, indicando a trajetória e aproximação. O equipamento foi adquirido pelo valor de R$ 3.754.437,33 da fabricante americana Enterprise Eletronics Corporation (EEC).

*Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul