Depois de mais de nove anos de espera, o Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) de Guaramirim foi inaugurado oficialmente nesta segunda-feira (9).

Para entregar a obra, a governadora interina do Estado, Daniela Reinerh (sem partido), veio à região onde cumpriu agenda também em Jaraguá do Sul, em encontro com o empresariado na Associação Empresarial do município (Acijs).

 

 

"Não restou dúvidas hoje do quanto a comunidade esperou por essa obra e da importância que tem para a região, principalmente por ser um modelo de ensino técnico, que é o primeiro da região", disse a governadora.

Daniela comenta que admira o modelo de ensino profissionalizante, porque não apenas traz benefícios para o setor produtivo, que vai ter um suporte na mão de obra, mas também por agregar valor para o jovem da região.

O Cedup Perfeito Manoel de Aguiar tem capacidade total de até 1.500 vagas, para alunos do ensino médio e técnico - o novo ensino médio -, de toda a região.

A governadora interina Daniela Reinerh em cerimônia de entrega do Cedup de Guaramirim, com a presença do Secretário de Estado da Educação Natalino Uggioni, gerente regional de educação Fernando Alflen, do deputado estadual Vicente Caropreso e demais autoridades | Foto Fábio Junkes/OCP News

As matrículas acontecem ainda neste ano, de forma virtual por causa da pandemia, para os cursos que serão oferecidos, nas áreas de Administração e Negócios e Informática. As aulas devem começar já no primeiro semestre de 2021.

O secretario de Estado da Educação Natalino Uggioni, informa que ainda não há previsão do investimento anual necessário para manter o Cedup, mas afirma que todas as necessidades da unidade serão atendidas.

"Não falta recursos para a educação", garantiu. O governo do Estado é quem fará a gestão do centro de ensino. A contratação da equipe, continua o secretário, depende de etapas legais, que a secretaria busca realizar o mais rápido possível.

Quanto a indicação para a diretoria do Centro, o gerente regional de Educação do Estado, Fernando Alflen, informa que é da professora e ex-gerente regional de educação do Estado Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff.

Para o gerente, o Cedup de Guaramirim é um marco na educação profissionalizante da região, uma obra esperada por muito tempo e que a sociedade agora poderá utilizar.

Matrículas para ensino médio e técnico começam ainda em 2021. Na foto, a governadora Daniela Reinerh (centro), Secretário de Estado da Educação Natalino Uggioni, (ao lado direito), o gerente de educação regional Fernando Alflen (ponta direita) e demais autoridades | Foto Fábio Junkes/OCP News

"Recebemos com muita alegria e satisfação a presença da governadora que fez a entrega oficial das instalações do Cedup, obra que começou há nove anos, com destinação do ex-senador Paulo Bauer", lembra o deputado estadual Vicente Caropreso.

Ele destaca que a obra sofreu atrasos com diversos problemas em seu trâmite, inclusive com desistência de empresa, mas que hoje foi entregue e trará benefícios à região.

"Será sem sombra de dúvida uma mão na roda para a qualificação de mão de obra em nível de ensino de segundo grau. Esperamos que a população cuide, que o governo do estado ajude nessa manutenção e que os frutos sejam colhidos agora com a primeira turma após os três anos de estudos", comenta o deputado.

Histórico

A ordem de serviço para a finalização da construção física do Cedup foi assinada em novembro de 2019. O prédio estava concluído desde 2015, mas faltava recursos para os detalhes finais do espaço e a disponibilização para os cursos profissionalizantes que requerem equipamentos para salas de aula, laboratórios e contratação de profissionais.

No total foram gastos R$ 10 milhões para a construção do Centro, valor repassado do governo federal para o Estado. Já o terreno do Cedup, onde antes funcionava o Parque de Eventos de Guaramirim, foi cedido pela Prefeitura.

O espaço foi projetado com 12 salas de aula, sete laboratórios, ginásio de esportes, biblioteca, sala de informática e dois ambientes multiuso.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp