Cedup de Guaramirim terá cursos de Administração e Informática para ensino médio e técnico

Foto Arquivo/OCP News

Por: Elissandro Sutil

06/11/2020 - 17:11 - Atualizada em: 06/11/2020 - 19:23

A espera de mais de sete anos pela obra da Centro de Educação Profissional (Cedup) finalmente se encerra na próxima segunda-feira, (9) quando a estrutura será inaugurada.

A entrega está prevista para às 14 horas em Guaramirim com a presença confirmada da governadora Interina Daniela Cristina Reinehr (sem partido). O Cedup Perfeito Manoel de Aguiar terá capacidade de iniciar as matrículas ainda em 2020.

O gerente regional de Educação do Estado, Fernando Alflen, informa que a unidade de ensino vai continuar sob a administração do governo estadual.

O Cedup tem capacidade total de até 1.500 vagas, para alunos do ensino médio e técnico – o novo ensino médio, de toda a região. “Mas devemos iniciar com uma quantidade menor e evoluir”, diz o gerente.

Os primeiros cursos serão nas áreas de Administração e Negócios e Informática. A previsão é de abrir as matrículas ainda neste ano, para que as aulas comecem já no primeiro semestre de 2021.

“É um marco na Educação profissionalizante de nossa região, uma encomenda de longa data, que a sociedade estava aguardando e que agora poderá utilizar”, afirma Fernando.

“Boa vontade”

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) afirma que vem ao longo de anos insistido para que essa obra pública fosse finalmente entregue à comunidade.

O parlamentar também reconhece a boa vontade da gestão atual do governo do Estado e comemora o fato de que já a partir do início do primeiro semestre letivo do ano que vem, os primeiros alunos já poderão iniciar as suas formações profissionais.

Histórico

A ordem de serviço para a finalização da construção física do Cedup foi assinada em novembro de 2019. O prédio estava concluído desde 2015, mas faltava recursos para os detalhes finais do espaço e a disponibilização para os cursos profissionalizantes que requerem equipamentos para salas de aula, laboratórios e contratação de profissionais.

No total foram gastos R$ 10 milhões para a construção do Centro, valor repassado do governo federal para o Estado. Já o terreno do Cedup, onde antes funcionava o Parque de Eventos de Guaramirim, foi cedido pela Prefeitura.

O espaço foi projetado com 12 salas de aula, sete laboratórios, ginásio de esportes, biblioteca, sala de informática e dois ambientes multiuso.

 

Telegram Jaraguá do Sul