Governador sanciona lei do “homeschooling” em SC

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC

Por: Ewaldo Willerding Neto

04/11/2021 - 10:11 - Atualizada em: 04/11/2021 - 10:59

O governador Carlos Moisés sancionou na noite desta quarta-feira (3) a lei que autoriza a prática do ensino domiciliar, também chamado de homeschooling, em Santa Catarina. Moisés assinou o documento em cerimônia junto aos deputados estaduais apoiadores da modalidade. O polêmico projeto foi apresentado pelo deputado Bruno Souza (Novo) e tramita desde 2019 na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).

Pela nova lei, é permitido educar crianças em casa, tanto por professores particulares contratados ou mesmo pelos pais. O Distrito Federal já aprovou lei similar e cidades como Cascavel (PR) e Vitória (ES). Na Câmara dos Deputados há três projetos de lei na mesma direção, um um deles do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL).

 

 

Bruno Souza afirma que “o ensino domiciliar em Santa Catarina segue os termos do art. 24, IX da Constituição, cumulado com o § 3º que determina que ‘inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades’”.