A primeira pesquisa divulgada sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Blumenau aponta para uma polarização entre o atual prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e o ex-prefeito João Paulo Kleinübing (DEM). A sondagem foi realizada pelo Instituto Paraná de Pesquisas, sob encomenda da NSC Comunicação.
De acordo com o levantamento, Hildebrandt sai na dianteira na tentativa de se reeleger ao Paço Municipal, com 33,9% das intenções. Em segundo lugar, Kleinübing foi apontado como a opção de 15,7% dos entrevistados. Neste cenário, ambos disputariam o segundo turno na cidade.
Em seguida, aparecem Ricardo Alba (PSL), com 7,2%; Ivan Naatz (PL), com 5,1%; Ana Paula Lima (PT), com 4,9%; Odair Tramontin (Novo), com 4,4%; João Natel (PDT), com 2%; Débora Arenhart (Cidadania), com 1,5%; Geórgia Faust (PSOL), com 1%; Mario Kato (PCdoB), com 0,8%; Jairo Santos (PRTB) e Wanderlei Laureth (Avante), com 0,7%.
Esses dez candidatos estão empatados tecnicamente, tendo em vista que a margem de erro é de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo. A pesquisa identificou ainda 11,6% de intenções de voto nulo ou branco, e 10,5% que não souberam responder.
O levantamento ocorreu entre 17 e 20 de outubro. Ao todo, 610 pessoas foram entrevistadas por telefone. No processo de sondagem, os participantes tiveram conhecimento sobre a lista dos 12 candidatos que concorrem no pleito. O índice de confiança do resultado é de 95%.
Índices de rejeição
- Ana Paula Lima (PT): 47,4%
- João Paulo Kleinübing (DEM): 20,3%
- Ivan Naatz (PL): 15,2%
- Ricardo Alba (PSL): 10%
- Mário Hildebrandt (Podemos): 9,2%
- Wanderlei Laureth (Avante): 5,4%
- João Natel (PDT): 4,9%
- Geórgia Faust (PSOL): 4,6%
- Odair Tramontin (Novo): 4,1%
- Débora Arenhart (Cidadania): 3,9%
- Jairo Santos (PRTB): 3,8%
- Mario Kato (PCdoB): 3,1%
- Não sabe/não respondeu: 19,7%
- Poderia votar em todos: 4,6%
Informações eleitorais de outras cidades da região
Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: