Eleições 2018: candidatos da região se posicionam sobre temas polêmicos

Ficha Limpa, reforma da Previdência, uso de recursos públicos para financiar campanhas eleitorais são alguns dos temas questionados | Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

25/08/2018 - 06:08

por Verônica Lemus e Pedro Leal

Ficha Limpa, reforma da Previdência, uso de recursos públicos para financiar campanhas eleitorais e para o desempenho das atividades parlamentares.

Esses são alguns temas que costumam dividir a opinião de brasileiros e brasileiras. Por isso, saber como os candidatos se posicionam a respeito destas questões é fundamental para a escolha do voto.

Neste ano, a microrregião de Jaraguá do Sul apresenta 12 concorrentes para uma cadeira como deputado ou deputada estadual.

O OCP News ouviu cada um dos candidatos para saber se são favoráveis ou contrários a esses assuntos e ainda a outros que também geram divergências entre a população.

A concessão de pensão vitalícia aos ex-governadores de Santa Catarina, por exemplo, foi unanimidade entre todos os candidatos, que afirmaram ser contra o benefício, sendo inclusive considerado por alguns como imoral.

Já o uso de carro público é um dos temas que dividiu opiniões. Mas mesmo os favoráveis defendem que o uso do veículo seja feito com moderação e somente para atividades profissionais relativas ao cargo.

Veja a seguir o posicionamento dos candidatos da região para os seguintes temas: fundo eleitoral, verbas de gabinete, Ficha Limpa, pensão vitalícia a ex-governador, reforma previdenciária e uso de carro público.

Adriano Junkes (PSL)

Fundo Eleitoral: Sou totalmente contra o uso de recursos públicos no fundo partidário, tanto que o partido não o utiliza por considerá-lo imoral.

Verbas de gabinete: Acredito que as verbas de gabinetes são demasiadamente altas e tem que haver um controle. Mas também acredito que se elas forem bem usadas não serão gastos e sim investimentos.

Ficha Limpa: O caso de Ficha Limpa é essencial e tem que ser visto, tenho concorrentes hoje ficha suja e que estão concorrendo com liminar. As leis devem ser mais claras, menos interpretativas e mais punitivas.

Pensão vitalícia governador: Terminantemente contra qualquer tipo de aposentadoria no serviço político. Pois o ser político não deve ser um “trabalho”, mas sim, um “servir à comunidade”.

Reforma previdenciária: Acredito que o Brasil precisa de uma reforma previdenciária, mas antes nosso povo precisa de uma educação sobre economia. Como por exemplo, sermos ensinados a procurarmos outras formas de aposentadoria além do INSS.

Uso de veículo público: Contra. Vejo isso como um roubo aos cofres públicos. Um deputado ganha e muito bem, portanto, ter um carro para o trabalho (pago por ele) é o mínimo.

Em quem vota?

Governador: Comandante Moisés (PSL)
Senador: Lucas Esmeraldino (PSL)
Presidente: Jair Bolsonaro (PSL)
Deputado Federal: Fabio Schiochet (PSL)

Cesar Aguiar (PR)

Fundo Eleitoral: Eu sou contra a utilização de dinheiro público, mas hoje é legal. Ainda não se chegou a um consenso de como utilizar e como fazer uma campanha. Se ver o que é autorizado são valores exagerados.

Verbas de gabinete: Essas verbas têm que se voltar para a comunidade, através de contato mais próximo, auxílio nos bairros. Sou a favor delas, desde que seja comprovado o retorno dessa verba para comunidade.

Ficha Limpa: Eu acho que tem que começar por aí, temos que começar com candidatos que sigam a lei e que estejam dentro dela, sem ressalvas quanto à aplicação da lei, que deve ser aplicada sem distinções.

Pensão vitalícia ao governador: Completamente contrário. A política não pode ser considerada uma profissão. Hoje, por exemplo, eu sou advogado, se eu deixar de exercer um cargo público, eu vou voltar a ser advogado. Se a pessoa não quer voltar a carreira após a política que não entre.

Reforma previdenciária: A reforma tem que ser melhor esclarecida, o governo ainda não deixou claro. Diz que vai ter prejuízo, mas ainda não demonstrou como. Temos números que demonstram o contrário e que a reforma não traria benefícios à sociedade.

Uso de carro público: Entendo como sendo desnecessário, pois o político tem condições para arcar com essa despesa. Essa e algumas verbas de gabinete devem ser excluídas, e se possível, reduzidas ao máximo.

Em quem vota?

Governador:  Mauro Mariani (MDB)
Presidente: Ainda está estudando
Senador: Jorginho Mello (PR)
Deputado federal: Jorge Goetten (PR)

Clair Lima dos Anjos (PSL)

Fundo Eleitoral: Sou contra. Em 2018, o fundo distribuirá mais de R$ 1,7 bilhão. Esses recursos deveriam ser investidos, prioritariamente, em saúde, educação, segurança e em outras áreas e serviços públicos.

Verbas de gabinete: Sou a favor da redução na verba de gabinete. Esse recurso não pode ser usado de maneira pessoal, como vem acontecendo. Minha luta é pela limitação severa dos gastos com deputados.

Ficha Limpa: Essa lei tem que ser respeitada. Devem ser candidatos pessoas honestas, com reputação ilibada, sem problemas com a Justiça.

Pensão vitalícia ao governador: Sou contra. Os políticos devem ser submetidos às mesmas regras trabalhistas e previdenciárias impostas ao trabalhador da iniciativa privada.

Reforma previdenciária: Sou contra. Querem aumentar a idade apenas para os trabalhadores que ganham menos. Uma eventual reforma deveria atingir todos os setores.

Uso de carros públicos: Contra. Acho que o político tem que sim tirar dinheiro do próprio bolso e usar seu próprio veículo para trabalhar, não é respeitoso com o dinheiro do povo o uso de carro público.

Em quem vota?

Governador: Comandante Moisés (PSL)
Presidente: Jair Bolsonaro (PSL)
Senador: Lucas Esmeraldino (PSL)
Deputado federal: Clair de Toni

Dieter Janssen (PP)

Fundo Eleitoral: Contra. Eu acho que é difícil entender a questão, a população não aceita, dificulta a oxigenação, a renovação do Congresso, pois os recursos vão praticamente só para candidatos à reeleição.

Verbas de gabinete: Eu sempre trabalhei pela economia, quando vereador eu era o único a trabalhar com um assessor só (pela lei são permitidos dois), sempre cortando os gastos. Se possível eliminar essas verbas. Caso não seja possível, cortá-las ao máximo possível.

Ficha Limpa: Sou apoiador da Ficha Limpa. Já fui secretário municipal, vereador, ocupei uma cadeira de deputado como suplente e fui prefeito e minha ficha é limpa. Defendo o Sérgio Moro, defendo que todos os candidatos sejam Ficha Limpa, a lei tem que ser aplicada integralmente e sem privilégios.

Pensão vitalícia governador: Totalmente contra. Tem que ser revistos todos esses benefícios dados para ocupantes de cargos eletivos no Brasil. Quem nos deu um exemplo neste sentido foi a presidente da Croácia, que demonstrou como se lida com dinheiro. Político serve à população e não se serve dela.

Reforma previdenciária: A favor, mas tem que se mexer nos altos salários do setor público, precisamos rever quase na totalidade os benefícios do setor público, 90% do problema é no setor público, então tem que focar nesse sentido.

Uso de carro público: Contra, pelo mesmo motivo que me oponho ao uso de verbas de gabinete, como forma de corte de gastos. Sempre usei meu próprio carro para não gerar gastos.

Em quem vota?

Governador: Gelson Merísio (PSD)
Presidente: João Amoêdo (Novo) ou Geraldo Alckmin (PSDB)
Senador: Esperidião Amin (PP)
Deputado federal: Carlos Chiodini (MDB)

Everaldo Aparecido Correa (PV)

Fundo Eleitoral: Sou contra, acho muito dinheiro colocado fora, que seja aplicado em pilares mais sólidos à população brasileira, como saúde, educação e segurança

Verbas de gabinete: Sou contra, muito dinheiro gasto sem necessidade, 50% delas são usadas para pagar despesas particulares.

Ficha Limpa: Sou a favor, com certeza quem tem algo a pagar para Justiça deve ficar de fora da política, não se pode dar uma procuração para uma pessoa suja nos representar politicamente.

Pensão vitalícia ao governador: Sou contra, isso é uma vergonha nacional, antes eram os militares, passando para as filhas, acabou, agora temos que acabar com essa vergonha desses governantes ficarem quatro anos ou menos e receberem pelo resto da vida.

Reforma previdenciária: A favor, mas com ressalvas, o tema deve ser melhor estudado.

Uso de carros públicos: Sou contra, com ressalvas. Acho aceitável o uso de carro apenas para serviços à instituição pública, não para fins particulares.

Em quem vota?

Governador:  Gelson Merísio (PSD)
Presidente: Não decidiu
Senador: Esperidião Amin (PP)
Deputado federal: Cláudia Marinho (PV)

Fedra Konell (PSB)

Fundo Eleitoral: Contra o fundo eleitoral por tratar-se de dinheiro público que deveria estar sendo aplicado em benefício da população, em especial, na Saúde.

Verbas de gabinete: A favor, desde que devidamente aplicadas com zelo e transparência para a execução dos trabalhos legislativos, sem privilégios individuais e uso indevido.

Ficha Limpa: A favor da Lei da Ficha Limpa, uma vez que a idoneidade moral é qualidade essencial para ocupante de cargo público.

Pensão vitalícia ao governador: Contra a aposentadoria e as pensões vitalícias para ex-governadores, nada justifica a manutenção de tal privilégio.

Reforma previdenciária: Sou a favor da reforma da Previdência, desde que respeitados os direitos adquiridos pelos trabalhadores e dentro de critérios justos que devem ser amplamente discutidos com a sociedade civil organizada.

Uso de carro público: Contra uso de veículos oficiais e de qualquer privilégio dessa natureza no serviço público.

Em quem vota?

Governador: Gelson Merisio (PSD)
Presidente: Estou avaliando
Senador: Estou avaliando
Deputado federal: Estou avaliando

Humberto Grossl (PPS)

Fundo Eleitoral: Sou contra porque somos nós que acabamos pagando as contas das campanhas políticas. Um dinheiro que poderia ser aplicado na saúde, educação, moradias, esporte… Estamos falando de R$ 1,7 bilhão.

Verbas de gabinete: Sou a favor, porque é preciso estar com uma boa equipe para poder administrar bem o gabinete com eficiência e transparência.

Ficha Limpa: Sou a favor. Foi uma iniciativa popular que deu origem à Lei da Ficha Limpa. A população merece respeito. Lugar de corrupto é na cadeia.

Pensão vitalícia ao governador: Acho inconstitucional e imoral. A Constituição estabelece que todos são iguais perante à lei, sem distinção de qualquer natureza. O Estado não pode servir para financiar aqueles que pensam que ali é uma atividade privada.

Reforma previdenciária: Não podemos aceitar tão rapidamente porque é algo tão complexo. É do nosso futuro que estamos falando ou do fim dele. Precisa de boas leis. Ser bem administrado pelo Ministério da Saúde.

Uso de carros públicos: Sou a favor do uso apenas pelos servidores e serviços públicos. Não para uso de interesses pessoais.

Em quem vota?

Governador: segue a coligação
Presidente: Jair Bolsonaro (PSL)
Senador: segue a coligação
Deputado federal: Carmen Zanotto (PPS)

 Jonas Schmidt (DEM)

Fundo Eleitoral: Contra. Entendo que esta prática reduz investimentos em itens prioritários como saúde, educação e infraestrutura, canalizando recursos e favorecendo partidos que estão no poder conforme representatividade. Contudo, há de se buscar formas de facilitar as contribuições às campanhas.

Verbas de Gabinete: A favor, mas com um valor reduzido e apenas o extremamente necessário. Deve haver uma gestão diferenciada no uso dos recursos, sejam humanos ou materiais.

Ficha Limpa: A favor. Todos têm amplo direito a defesa de seus direitos, porém, uma vez estabelecidas as sanções dentro da legalidade e seguindo os trâmites não se pode ter a continuidade de atuação ou nova disputa.

Pensão vitalícia ao governador: Contra. Importante salientar que em Santa Catarina a Assembleia Legislativa aprovou em dezembro de 2017 a PEC 3/2011, que corta a aposentadoria e pensões vitalícias de ex-governadores, a quem assumir a partir de 2019, porém, as discussões continuam.

Reforma previdenciária: A favor de uma reestruturação envolvendo privado e público. A Seguridade Social é composta por Previdência, Saúde e Assistência, e precisam se manter de forma harmônica e integrada. Deve haver um amplo debate para buscar equilíbrio sem prejudicar apenas parte dos envolvidos.

Uso de carro público: Contra quando utilizado em benefício próprio ou de forma particular. Sou a favor do uso adequado de qualquer recurso quando aplicado para o desenvolvimento de atividades profissionais relativas ao cargo, mas com destino e objetivo claramente definidos.

Em quem vota?

Governador: Gelson Merisio (PSD)
Presidente: Em definição
Senador: Esperidião Amim (PP) e Raimundo Colombo (PSD)
Deputado federal: em definição

Mariana Franco (PC do B)

Fundo Eleitoral: A favor. Se você é a favor da Lava Jato, você é favorável ao fundo. A Lei se aprovada ajudará a barrar financiamento que tenham interesses em benefícios empresariais e pessoais. Como sou iniciante na política, com o recebimento do fundo, poderei mostrar minhas propostas para a população.

Verbas de Gabinete: A favor, mas para uso controlado de material e artigos de escritório, vale-alimentação para funcionários do gabinete. Mas sou contra cada deputado ter uma verba de quase R$ 100 mil mensais, para pagamento de 22 funcionários, receber benefícios que não são da realidade de toda a população.

Ficha Limpa: Sou favorável sim, mas ela tem que ser na prática aplicada a todas e todos. Sou Ficha Limpa e muito me orgulha poder dizer isso. E também já declaro que sou contra imunidade parlamentar.

Pensão vitalícia ao governador: Contra. Temos casos em Santa Catarina em que a pessoa trabalhou apenas nove meses na Casa Civil e recebe aposentadoria de ex-governador. Em Lei aprovada ano passado na Alesc teve por fim as aposentadorias dos próximos governadores.

Reforma previdenciária: Contra, assim como ainda repudio a reforma trabalhista. Essas reformas se aplicam somente ao trabalhador e trabalhadora, pois classe política e jurídica não são afetadas. Precisamos ampliar os direitos dos trabalhadores e não retirá-los.

Uso de carros públicos: A favor, somente para eventos oficiais. Para quem não sabe, a frota de carros dos parlamentares catarinenses tem renovação anual e isso é um desperdício de dinheiro público. Uso diariamente o transporte público e faço uso do SUS. Se todos os políticos tivessem que usar esses dois sistemas, iriam respeitar mais o eleitorado.

Em quem vota?

Governador:  Conforme a coligação
Presidente: PT (que compõe chapa com Manuela D’Ávila, do PC do B)
Senador: Conforme a coligação
Deputado federal: Angela Albino (PC do B)

Mari Câmara (PT)

Fundo Eleitoral: É uma novidade e precisa de avaliação. Todavia, corrige desigualdades entre os milionários na corrida eleitoral e coloca uma condição mínima a quem nada tem para disputar a eleição. Em tese, pode reduzir a corrupção.

Verbas de gabinete: É necessária para o desenvolvimento do trabalho parlamentar, para o custeio de uma série de despesas, como remuneração, correios, material de escritório, desde que seja usada com critério.

Ficha Limpa: A lei possui intenção positiva, mas está sendo dirigida contra uns e não aplicada contra todos. O ex-presidente Lula, disparado nas pesquisas de intenção de voto, não é exemplo, porque encontra-se preso injustamente, por falsa acusação.

Pensão vitalícia ao governador: É posição consolidada no PT desde 2011. Em 2017, Proposta de Emenda Constitucional do deputado estadual Pedro Baldissera (PT) foi aprovada na Assembleia Legislativa, acabando com esse privilégio.

Reforma da Previdência: Nos termos que está proposta, sou contra, porque não ataca os grandes salários, apenas atinge os mais pobres, impossibilitando o alcance do benefício. Na prática, o trabalhador morreria trabalhando, sem se aposentar.

Uso de carro público: Carro é uma ferramenta de trabalho. Se será público ou privado deve ser levado em conta o menor custo para a sociedade e para os cofres públicos.

Em quem vota?

Governador:  conforme coligação
Presidente: Lula (PT)
Senador: Ideli Salvatti (PT) e Lédio Rosa (PT)
Deputado federal: candidato do PT

 Nilson Bylaardt (MDB)

Fundo eleitoral: É o maior engodo que existe, nós não recebemos absolutamente nada, foi feito para favorecer uma meia dúzia que quer ficar no poder, sou totalmente contra, é uma vergonha esse fundo.

Verbas de gabinete: Nós temos que reduzir o tamanho do Estado e em consequência o tamanho da Assembleia Legislativa, temos que dar uma reduzida geral para poder investir mais recursos em outras questões importantes como a Cultura, por exemplo.

Ficha Limpa: Nem se discute, acho que é o óbvio que quem tem condenação em segunda instância não pode ter mandato parlamentar, nem Executivo nem Legislativo.

Pensão vitalícia ao governador: Sou totalmente contra, todo mundo tem que se aposentar pela Previdência.

Reforma previdenciária: Desde que se comece pelos altos salários, de juízes, ministros, toda a questão do Ministério Público federal e estadual, Tribunal de Justiça, o Judiciário, Poder Executivo nacional e como um todo. Agora, reforma da Previdência só para penalizar aqueles que ganham menos, sou absolutamente contrário.

Uso de carro público: Sou contrário para o Legislativo, acho que o Executivo precisa ter essa situação.

Em quem vota?

Governador:  Mauro Mariani (MDB)
Presidente: Alvaro Dias (PODE)
Senador: Paulo Bauer (PSDB) e Jorginho Mello (PR)
Deputado federal: Carlos Chiodini (MDB)

Vicente Caropreso (PSDB)

Fundo Eleitoral: O Fundo de Financiamento de Campanha foi estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Tem regras rígidas e grande controle social. Poderia ter sido evitada sua criação. Acho que não sobreviverá muito tempo.

Verbas de Gabinete: sou a favor, respeitando as restrições que o Tribunal de Contas do Estado estabeleceu. Desde que bem utilizadas elas auxiliam muito para o bom desempenho do mandato parlamentar que necessita ter boa assessoria e, portanto, utilizar verba de gabinete.

Ficha limpa: A Lei da Ficha Limpa veio para separar os bons dos maus políticos. Ela indica quem está seguindo a Lei. Eu sou um candidato Ficha Limpa.

Pensão vitalícia ao governador: Sou totalmente contra. Inclusive agora em 2017, durante a minha legislatura, a Alesc aprovou em plenário o fim desta aberração. Porém, o Executivo recorreu desta decisão por se tratar de direito adquirido.

Reforma previdenciária: Sou a favor da reforma para fazer justiça social. A parte pública da Previdência tem que ser revista. O Brasil envelheceu a sua população e o pagamento das pensões e aposentadorias tem que se adequar à esta realidade.

Uso de carros públicos: O candidato incluiu este tema em sua resposta à questão das verbas de gabinete.

Em quem vota?

Governador: Coligação “Mais por Santa Catarina”
Presidente: Segue a coligação
Senador: Coligação “Mais por Santa Catarina”
Deputado federal: Segue a coligação

Quer receber as notícias no WhatsApp?