Confira os principais assuntos abordados na sessão da Câmara de Jaraguá nesta terça

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/09/2017 - 15:09

Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (19) na Câmara.

FALECIMENTO DE URSULA BALLOCK

O vereador Marcelindo Gruner comunicou o falecimento da senhora Ursula Ballock, moradora do bairro Rio Molha, aos 92 anos de idade, nesta terça-feira (19). “Dona Ursula foi parteira naquele bairro e trabalhou muito pela comunidade. Uma pessoa que deixou suas digitais no Rio Molha”, recordou. Em maio deste ano, dona Ursula foi homenageada por Marcelindo Gruner em comemoração ao Dia Internacional da Mulher recebendo placa e buquê de flores em reconhecimento a todo o seu esforço em prol da sociedade.

LIMPEZA DE CEMITÉRIOS

Eugênio Juraszek agradeceu à Prefeitura pela limpeza do cemitério no bairro Jaraguá 99. “Já estão há três dias trabalhando cortando árvores, limpando os corredores, retirando vasos velhos. Já deu quase um caminhão de lixo. O próximo será o cemitério no Chico de Paulo”, relatou.

Ademar Winter alertou que o cemitério da Rua Jorge Czerniewski no bairro Czerniewski também está precisando de cuidados. Segundo ele, o mato tomou conta do local e afirmou que, por ser um cemitério, a Administração Municipal deveria ter mais zelo. O presidente da casa, Pedro Garcia, avisou que uma equipe da Prefeitura está trabalhando na roçada dos locais com mato naquele lado da cidade e que nos próximos dias deve passar pelo cemitério e realizar essa limpeza.

81 ANOS DA ESCOLA VITOR MEIRELLES

Pedro Garcia parabenizou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vitor Meirelles pelos 81 anos completados neste mês de setembro. Garcia lembrou dos tempos em que foi aluno na instituição e agradeceu a todos os profissionais que passaram pela escola localizada no bairro Três Rios do Norte. O parlamentar observou que não há um dia específico para a comemoração, já que não houve uma data precisa em que a escola fora fundada.

15 ANOS DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL POLONESA

Celestino Klinkoski parabenizou a Associação Cultural Polonesa de Jaraguá do Sul pelos 15 anos de fundação. A festa de aniversário foi realizada na última sexta-feira (15) na igreja São Francisco de Assis. “A participação dos poloneses em Jaraguá do Sul é conhecida desde 1912 quando a cidade tinha apenas 8 mil habitantes e, destes, cerca de 500 eram polacos. Em algumas comunidades, relatam que as pessoas rezavam em polonês. Quero parabenizar essa entidade por ajudar a construir nossa cidade e manter as tradições do nosso povo”, ressaltou.

FUTEBOL AMADOR

Klinkoski também salientou a entrega da premiação do Campeonato da Segunda Divisão, promovido pela Liga Jaraguaense de Futebol, vencido pelo Flamengo. Ele e o vereador Marcelindo Gruner representaram o Legislativo na solenidade de entrega dos troféus no último sábado (16) no estádio Luís Carlos Ersching.

TRANSPORTE A PESSOAS COM CÂNCER

Arlindo Rincos pediu à Mesa Diretora para acelerar e rever o trâmite do Projeto de Lei 154/2017 que concede passe livre nos transportes coletivos municipais para pessoas em tratamento de câncer. Segundo Rincos, há um entendimento que esse projeto não poderia ter origem no Legislativo, mas ele pediu aos parlamentares da base do governo que ajudassem a solucionar o impasse com o envio do PL pelo Executivo. Conforme levantamento de Rincos junto à Rede Feminina de Combate ao Câncer, essa lei pode ajudar, de imediato, a 110 mulheres que lutam contra a doença em Jaraguá do Sul. “E ainda precisamos fazer o mesmo levantamento na Rede Masculina de Combate ao Câncer. É um projeto que vai ajudar as pessoas que mais precisam e que não têm condições de pagar passagem”, alertou.

RECONHECIMENTO AOS PROFESSORES

Rincos também leu na tribuna um texto de um colunista acerca da situação atual da educação no país e na cidade. No texto, o autor relaciona o caso em que alunas da rede municipal de ensino deram água da privada a uma professora com a falta de reconhecimento dos docentes na sociedade e o reflexo em seus salários. Rincos pediu a seus pares que possam lutar pela classe em suas ações como legisladores, objetivando a valorização da profissão.

ECONOMIA NA CÂMARA

Jackson de Ávila disse que foi questionado sobre a economia feita por ele na Câmara Municipal. Ávila afirmou que fazer economia com os gastos de gabinete é um de seus compromissos, mas que não está disputando com ninguém para ser o vereador mais econômico da casa. Para ele, essa é uma questão que envolve todos os edis que, em conjunto, farão uma administração mais zelosa do dinheiro público.

56 ANOS DA WEG

Jaime Negherbon parabenizou a WEG pelos seus 56 anos de história. O parlamentar recordou a história da empresa, de seus fundadores e salientou a importância que ela teve para o desenvolvimento da cidade e da região. Negherbon afirmou que se não fosse pela WEG Jaraguá do Sul dificilmente teria a quantidade de habitantes e o desenvolvimento social que tem hoje.

Eugênio Juraszek e Anderson Kassner lembraram que a empresa foi pioneira na ação de distribuição dos lucros aos funcionários.

Marcelindo Gruner ressaltou o respeito que a WEG tem no mundo inteiro e chegou a afirmar que se a empresa fechar a cidade vai passar por momentos de extrema dificuldade financeira.

FALTA DE MATERIAL EM OFICINAS E DE PATROLAS EM VIAS

Ademar Winter pediu ao líder de governo, Marcelindo Gruner, que alertasse a Secretaria de Obras sobre os patrolamentos em vias da cidade. Conforme Winter, há ruas que não estão sendo patroladas por completo e que isso está deixando alguns moradores de locais mais distantes do município desamparados.

Outro reclame de Winter é sobre a falta de material nas oficinas da Prefeitura. Segundo ele, algumas máquinas estão paradas por conta da falta de manutenção, pneus, óleo e outros materiais. Winter pediu ao líder de governo que fizesse um levantamento dos materiais que faltam na oficina e que traga ao conhecimento da população.

12a REGIÃO DE PM

Anderson Kassner pediu engajamento dos parlamentares jaraguaenses na briga pela criação da 12a Região de Polícia Militar do estado em Jaraguá do Sul. Para isso, ele trouxe alguns dados que advogam a favor dessa criação e mostra os benefícios que ela trará para a região. Como exemplo, Kassner salientou que os ganhos de equipamentos, materiais, viaturas e efetivo seriam muito maiores com a criação da regional. Ele lembrou que não há necessidade de contratação de pessoal, pois nos quadros da PM já há um comandante em Jaraguá do Sul, além de já existir na estrutura organizacional a previsão para a criação de duas regionais de polícia no estado.

O vereador avisou que o impedimento para que essa criação da regional ocorra vem da resolução 1/2017 do Governo Estadual que “suspende, até 31.12.2017 a tramitação de quaisquer processos ou atos administrativos que impliquem aumento de despesa de folha de pagamento”. Mas, segundo ele, com a criação da 12ª região da polícia militar a folha de pagamento da secretaria de segurança pública teria um acréscimo mensal de apenas R$ 1.130,06, que é a gratificação para o novo comandante, a partir de outubro de 2017, o que representaria apenas 0,0004% no orçamento do estado, muito pouco em comparação com o benefício que isso traria às cidades do Vale do Itapocu.

*Com informações da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul