Confira como estão as obras da segunda parte da Via Verde

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

24/09/2019 - 06:09 - Atualizada em: 24/09/2019 - 14:29

As obras de enrocamento da calha do Rio Itapocu perto da Via Verde, no bairro Ilha da Figueira, foram retomadas no começo desta semana. A Via Verde possibilitará a implantação de um binário com a José Theodoro Ribeiro, desafogando o trânsito desta que é a principal ligação com a área central da cidade e passagem para os municípios da microrregião. A obra deve ser concluída até o fim do 1º semestre de 2020.

Segundo dados da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) a primeira etapa de 210 metros do trecho do rio que receberá as melhorias foi concluída. As obras de enrocamento prosseguem, por mais 360 metros de extensão.

Também está sendo feito o desassoreamento, que é a retirada do seixo acumulado no seixo do rio. Este material está sendo utilizado como reforço e sub-base para via e ciclovia previstas no projeto. Devem ser retirados em torno 12 mil m³ de seixo nos próximos dias.

As equipes de trabalho também promovem a carga e transporte de materiais para a criação de áreas de depósitos de cheias. Estas áreas funcionam como reservatórios nos períodos chuvosos e, em períodos de normalidade também podem ser utilizados como áreas de lazer.

“Evitando assim, ocupação irregulares nestes espaços e garantindo o equilíbrio hidrológico nas áreas mais centrais de Jaraguá do Sul”, destacou o secretário de Obras Onésimo Sell.

“O objetivo é priorizar ações de controle de inundações com a abertura de áreas para acúmulo, execução de enrocamento com ampliação da capacidade de vazão do Rio Itapocu e, desassoreamento da calha com a utilização do material para base e reforço”, comenta Sell.

Ele acrescenta que este modelo de reservatórios/parque é amplamente utilizado no mundo e no Brasil e já utilizado em São Paulo (SP).

O secretário também lembrou a entrega da primeira etapa do parque Linear da Via Verde. “A segunda etapa prevê ainda uma área de recreação como playground, equipamentos para academia ao ar livre, quadra poliesportiva está em fase de terraplenagem e deverá ser entregue no primeiro semestre do ano que vem”, destacou.

Foto: Divulgação

 

Veja também:

Abertura da Via Verde vai aliviar um dos maiores congestionamentos de Jaraguá do Sul

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger