Abertura da Via Verde vai aliviar um dos maiores congestionamentos de Jaraguá do Sul

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

22/08/2019 - 16:08 - Atualizada em: 22/08/2019 - 16:44

O Parque Via Verde já foi adotado pela população de Jaraguá do Sul como um dos lugares preferidos da cidade, mas outra obra há muito esperada também está sendo feita pela Prefeitura próximo do local.

É a abertura da segunda etapa da Avenida Via Verde, que dará continuidade à rua Rinaldo Bogo, às margens do Rio Itapocu – indo da Ponte Antônio Ribeiro, conhecida como “Ponte do Trabalhador”, até a Ponte do Centenário.

A Via Verde, no bairro Ilha da Figueira, formará um binário com a rua José Theodoro Ribeiro, desafogando o trânsito desta que é a principal ligação do bairro com a área central da cidade, além de ser um importante acesso de entrada e saída do município.

O secretário de Obras Onésimo Sell, informa que a abertura da Via Verde está atualmente na etapa de terraplenagem e implantação de sistema de drenagem ao longo dos 1,2 mil metros de extensão da futura via.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Também será feita a terraplenagem da segunda etapa do Parque Via Verde, que dará continuidade a área já construída e implantação da ciclovia.

Sell informa ainda que será feito o enrocamento na beira do rio, em um comprimento de 350 metros a partir do ponto onde a via está sendo aberta, um trabalho que será executado pela própria Secretaria.

Trabalho quase pronto até fim do ano

A empresa contratada para a abertura da via, a Infrasul, tem seis meses para conclusão da obra. A expectativa é que até o fim deste ano os trabalhos estejam cerca de 95% executados, diz o secretário.

Depois da terraplenagem e drenagem, começa a etapa da pavimentação com asfalto, seguida pelos acabamentos finais e instalação da iluminação pública, que não está incluída na licitação, mas que será providenciada pela Prefeitura, explica Sell.

A previsão é que a obra fique pronta nos primeiros meses de 2020.

“Essa obra já vem sendo esperada há muitos anos, por baixo uns 15 a 20 anos”, diz o secretário. O binário deverá mudar “totalmente” a configuração do complexo viário da Ilha da Figueira, ele avalia.

O fluxo na José Theodoro Ribeiro seguirá no sentido de Guaramirim, e o da Via Verde no sentido do bairro ao Centro.

“Vai resolver um grande problema de trânsito naquela região, porque hoje a Theodoro Ribeiro não comporta mais tanto trânsito em horário de pico”, diz o secretário.

Veja Mais:

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger