Comissão da Alesc aprova relatório sobre caso do rompimento de reservatório da Casan

Foto: : Bruno Collaço / Agência AL

Por: OCP News Florianópolis

19/03/2024 - 17:03 - Atualizada em: 19/03/2024 - 17:05

A comissão mista encarregada de investigar o caso do rompimento de um reservatório da Casan, ocorrido no dia 6 de setembro de 2023, em Florianópolis, aprovou o relatório final sobre o caso. O documento, de 145 páginas, foi apresentado na manhã desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa.

Conforme o relator, deputado Mário Motta (PSD), o trabalho final do grupo parlamentar corrobora os resultados obtidos pela polícia científica do estado, no qual a execução da obra foi apontada como em desacordo com o projeto original, sendo evidenciadas irregularidades nas dimensões das ferragens utilizadas nas armaduras de ligação, estribos e barras de pilares. No relatório é recomendada a responsabilização de profissionais envolvidos, e sugerida uma série de providências à Casan e a órgãos públicos.

Segundo Motta, o trabalho baseia-se na análise de aproximadamente 7 mil páginas de documentos, como contratos, aditivos, plantas, diários de obras, relatórios fotográficos, memórias de cálculo, e mensagens eletrônicas. Além disso, foram consideradas as oitivas com dez testemunhas, das quais resultaram em cerca de nove horas de questionamentos.

“Nesse sentido, acredita-se que a comissão tenha desempenhado bem a sua função, pois desde as primeiras, as oitivas nos trouxeram esclarecimentos atualizados, destacando divergências entre a obra projetada e a executada, proporcionando também uma compreensão mais clara à sociedade sobre as possíveis causas do rompimento.”

Aprovado por unanimidade, o relatório foi qualificado pelo deputado Antídio Lunelli (MDB) como um “trabalho de excelência”, que “evidenciou desvios e corrupção” na execução da obra. Ele disse ainda que espera que o documento sirva de base para que o Ministério Público de SC tome as providências necessárias sobre o caso.