O último dia do verão brasileiro promete ser quente e com tempestades em diversas regiões do país, de acordo com a Climatempo. A terça-feira (19) deve apresentar um clima típico da estação que está chegando ao fim.
Apesar das altas temperaturas, o Inmet não emitiu um novo alerta para a onda de calor que tem afetado o país. Os avisos meteorológicos atuais estão direcionados para as fortes chuvas que podem ocorrer em várias regiões do Brasil no início desta semana.
O Inmet mantém alertas para temporais em todas as regiões do país. São quatro alertas para chuvas intensas, dois de “perigo” e dois de “perigo potencial”. Nos estados sob o alerta de “perigo”, as chuvas podem atingir até 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 km/h. Já nos alertas de “perigo potencial”, o volume esperado é de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.
Os estados da região Norte e oeste do Nordeste devem ter os maiores acumulados de chuva, assim como o oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, onde também há risco de queda de granizo.
Quanto à duração do calor, após uma semana de temperaturas recordes devido à terceira onda de calor do ano, o tempo deve mudar nos primeiros dias do outono. A previsão indica que a nova estação deve começar quente, mas a partir da noite de quarta-feira (20), a aproximação de uma frente fria deve trazer mudanças significativas, incluindo tempestades no oeste e sul do Rio Grande do Sul devido à entrada de umidade.
Na quinta-feira (21), a massa de ar frio avançará em direção ao Sudeste, causando tempestades em São Paulo, no litoral sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, além de pancadas fortes em Santa Catarina e Paraná.