Com seus maiores nomes barrados, oposição venezuelana registra candidato para ter espaço na cédula

Maduro segura novo mapa da Venezuela com anexação de Essequibo — Foto: Zurimar Campos/Presidência da Venezuela

Por: Pedro Leal

26/03/2024 - 20:03 - Atualizada em: 26/03/2024 - 23:55

A Unidade Democrática, um dos principais grupos da oposição na Venezuela, registrou um candidato para a eleição presidencial de julho como forma de garantir uma vaga na cédula de votação, segundo informações da Reuters.

No entanto, nem a vencedora da primária da oposição, María Corina Machado, quanto quem ela indicou para ocupar seu lugar, Corina Yoris, não conseguiram se registrar para o pleito.

No lugar delas, o ex-embaixador Edmundo González foi registrado como candidato, com o objetivo manter um lugar na cédula para um possível substituto, que pode ser nomeado até 20 de abril.

María Corina Machado venceu a eleição primária com larga maioria no ano passado para a nomeação da oposição para concorrer contra Maduro, mas pouco antes do início do processo eleitoral, foi proibuda de ocupar cargos públicos pelo Tribunal Superior do país.

Ela então nomeou Corina Yoris como candidata no seu lugar – que por sua vez não conseguiu acessar o sistema online da autoridade eleitoral para se registrar antes do prazo final.