A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul recebeu na terça-feira (3) dois ofícios com informações sobre os procedimentos tomados em relação às investigações em curso no Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Em março deste ano, uma comissão foi formada para acompanhar os trabalhos de apuração sobre possíveis irregularidades na autarquia. Além de servidores do Samae, os vereadores Jeferson Cardozo (PL), Rodrigo Livramento (Novo) e Luís Fernando Almeida (MDB) também fazem parte da comissão.

Os dois ofícios recebidos foram enviados pelo novo diretor-presidente do Samae, Gustavo Roweder. Neles, o gestor avisa que a Secretaria Municipal de Transparência e Integridade Pública irá realizar uma auditoria em 42 contratos do Samae relativos aos serviços de caminhões, retroescavadeiras e guindastes hidráulicos utilizados nos trabalhos e nas obras da autarquia. A auditoria deve ser realizada em um prazo de 120 dias.

Roweder ainda informa que reservou um espaço em sua agenda, nas sextas-feiras das 13h às 15h, para atender servidores do Samae e munícipes jaraguaenses que quiserem apresentar fatos, denúncias, críticas, sugestões, documentos ou qualquer outra situação relacionada às investigações. O diretor-presidente explica que já realizou 12 atendimentos. Desses, sete foram declarações de servidores, dois de munícipes e três de forma anônima.

Segundo o comunicado, as seguintes providências foram tomadas em relação aos relatos: instauração de processo administrativo de sindicância; realização de procedimento administrativo para a devida instrução e complementação das informações e posterior encaminhamento à Secretaria Municipal da Transparência e Integridade Pública (Semtip) para a auditoria; determinação aos diretores e coordenadores que em todas as reuniões sejam abordadas as finalidades da Comissão Especial de Informações, bem como a publicação dos atos – portarias – da Comissão nos murais do Samae. Além disso, Roweder ressalta que toda a documentação está à disposição da Câmara Municipal.

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul