América do Sul: primeiro mercado, primeiras fábricas

foto: Weg

Por: Elissandro Sutil

16/09/2022 - 05:09 - Atualizada em: 23/05/2024 - 11:43

Para uma empresa pequena que havia crescido e conquistado o mercado brasileiro da época, crescer mais significava buscar outros países que pudessem comprar seus produtos. E os países latinos eram os mercados mais acessíveis naquele momento. No ano de 1970, 9 anos após sua fundação, a Weg iniciou as primeiras exportações para Guatemala, Uruguay, Paraguay, Equador e Bolívia. Em 1975 as exportações já alcançavam 20 países.

Nas décadas seguintes a Weg continuou a crescer e expandir seus mercados, mas sua expansão de produção de foto, se deu com a aquisição das primeiras fábricas fora do Brasil. Uma delas no México, América do Norte, e outra na Argentina, América do Sul.

Hoje, a Weg está presente em diversos países da América do Sul com filiais comerciais e industriais. Na Argentina, conta com uma fábrica de tintas e equipamentos industriais. No Chile, uma filial comercial representa a Weg. Na Colômbia, um parque industrial e filiais comerciais, essas também presentes no Equador e Peru.

PRESENÇA – Atualmente a Weg participa ativamente de diversas grandes obras em diversos os países da América do Sul, Central e do Norte, pela presença em alguns países e por exportação a outros. em 2020, a Weg participou da modernização de uma refinaria no de Petróleo no Peru, fornecendo geradores e transformadores, assim como forneceu para diversas outras grandes obras locais. Em 2021, forneceu transformadores para a geração de energia eólica e solar no Chile. Naquele mesmo país, fornece para a empresa Econssa, empresa chilena de saneamento.

Foto: econssa

No Equador, a maior usina de energia se modernizou com uma completa solução de automação oferecida pela Weg. O país andino conta com a presença da Weg em energia, minas, dessalinização, entre outras atividades. Uma das formas de expandir a presença industrial é com aquisições. Em 2014, a Weg adquiriu a FTC Energy Group, que atua na fabricação e montagem de painéis elétricos para automação de processos, com sede em Bogotá. Fundada em 1984, a FTC conquistou posição de destaque no mercado colombiano de óleo e gás, com vasta experiência em painéis especiais e salas elétricas.

 

Notícias no celular

Whatsapp