No dia 12 de setembro comemora-se o Dia do Urologista, e apesar de ser muito conhecido por tratar de patologias relacionadas à saúde do homem, o urologista trata doenças do sistema urinário que inclui órgãos como a bexiga, os rins e canais como a uretra e os ureteres, por exemplo.

Esses problemas podem acarretar a saúde tanto dos homens quanto das mulheres, que nesses casos também devem procurar o especialista.

De acordo com os urologistas, Dr. Lucas Sfier Galdino e Dr. Raphael Lahr, quando trata-se da saúde do homem, mais precisamente ao sistema reprodutor masculino, o foco são patologias ligadas à próstata, testículo, pênis, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos.

“Também somos responsáveis por realizar diagnósticos e tratar problemas relacionados às adrenais, chamadas de glândulas suprarrenais, que produzem hormônios importantes como a adrenalina e o cortisol”, explicam.

Além de poder atuar em todos os segmentos da urologia o especialista pode qualificar-se em uma das subdivisões da especialidade como a andrologia, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), uroneurologia e uro-oncologia.

Segundo os especialistas, o destaque fica para para o papel de relevância na saúde dos homens devido aos exames preventivos essenciais que são realizados por eles. “O exame da próstata por exemplo, é indispensável no check-up anual para diagnosticar precocemente um câncer na região”, afirmam.

Doenças que são tratadas por urologistas

A lista de doenças tratadas pelos urologistas é grande, mas entre os problemas que podem ser diagnosticados tanto nos homens quanto nas mulheres em todas as idades estão:

  • Infecções urinárias, como a cistite e a pielonefrite;
  • Inflamações;
  • Tumores benignos ou malignos (câncer);
  • Cálculos renais, as famosas pedras no rim;
  • Incontinência ou obstrução do fluxo urinário;

Exclusivamente em homens:

  • Infertilidade masculina;
  • Ejaculação precoce;
  • Impotência sexual;
  • DSTs;
  • Fimose;
  • Curvatura peniana;
  • Câncer que acomete o sistema reprodutor masculino.

Foto: Matheus Wittkowski / OPC News

Quando procurar o urologista?

De acordo com os especialistas, é importante saber identificar situações em que é necessário procurar o atendimento do médico urologista. Alguns sintomas servem como um sinal de alerta para você agendar uma consulta.

Dor abdominal: Dependendo da região em que se sente a dor, pode indicar infecções, cálculos renais, tumores e outros problemas.

Dor lombar: Pode ser um sinal de problemas no rim, um cálculo, pielonefrite ou tumores.

Dor no pênis: Geralmente, sentir dor no pênis indica infecção urinária, mais especificamente na uretra.

Dor nos testículos ou epidídimo: Ocorrem em casos de inflamações, cistos, tumores, varicocele e outros problemas na bolsa escrotal.

Sintomas urinários: Aumento da frequência urinária, dor ao urinar, gotejamento, incontinência e intermitência urinária, sangue na urina, diminuição do fluxo urinário e aumento do número de vezes que é preciso ir ao banheiro à noite são alguns exemplos que podem indicar infecção, inflamação, tumores e lesões renais.

Sobre o Uro Centro Jaraguá

O Dr. Lucas Sfier Galdino tem experiência em endourologia, laparoscopia, transplante renal, ultrassonografia do aparelho genito-urinário e biopsia de próstata guinada por ecografia. O Dr. Raphael Lahr possui especialização em cirurgias endourológicas e laparoscópicas.

Eles atendem no UroCentro em Jaraguá do Sul, espaço especializado em cirurgia urológica minimamente invasiva. A equipe atende em todas as áreas da urologia abrangendo homens, mulheres e crianças, principalmente, em alterações genito-urinário. A clínica funciona no Centro de Jaraguá do Sul. Para outras informações, basta entrar em contato pelos telefones (47) 3084-0003 e (47) 99950-1531 ou acessar a fanpage Uro Centro Jaraguá.