A Unisociesc de Jaraguá do Sul em parceria com a CECBRA, empresa especializada em equipamentos de saúde, equipou a clínica de saúde da unidade, em especial a Fisioterapia e Biomedicina, com o que há de mais moderno no mercado.

Os equipamentos de Fisioterapia e estética que foram entregues nessa terça-feira (14) serão utilizados pelos acadêmicos, proporcionando vivência aliada a tecnologia, e aos pacientes atendimento de ponta totalmente gratuito.

Foto: Piero Ragazzi

De acordo com o diretor da Unisociesc, Flávio Sartori, as clínicas de Fisioterapia e Biomedicina agregam a clínica integrada da unidade.

A parceria com a CECBRA teve início em 2019, em uma visita à indústria coordenada pela Prefeita de campus da Unisociesc Jaragua do Sul, Giselle Domingos, que conduziu toda a proposta até a assinatura do contrato.

Os equipamentos foram cedidos gratuitamente pela empresa e a parceria foi fechada com o intuito de valorizar a tecnologia da cidade, já que os equipamentos são fabricados em Jaraguá do Sul, além de oferecer serviço gratuito para a população e com qualidade.

Foto: Piero Ragazzi

"Queremos valorizar a tecnologia local e produzir ciência. Essas parcerias estimulam muito os alunos a desenvolverem projetos de pesquisa e de extensão em prol da comunidade. O maior ganho é para a comunidade e para a ciência", destaca.

O diretor da CECBRA, Alfredo Castro, destaca que alguns equipamentos entregues seguem tendências europeias, porém, algumas dessas tecnologias apenas a CECBRA fabrica no Brasil, como por exemplo a ondas de choque pneumático radial, magnetoterapia e a radiofrequência matricial.

"Temos muito orgulho de fazer parte de um projeto em que os atendimentos são oferecidos gratuitamente, é uma ideia nobre e motivadora", enfatiza.

Foto: Piero Ragazzi

Agendamentos

Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (47) 3512-1150 ou diretamente na clínica da Unisociesc, e para os casos de Fisioterapia, preferencialmente com prescrição médica.

O diretor ainda lembra que os alunos estão devidamente equipados de acordo com as normas da OMS e Ministério da Saúde para fazer os atendimentos.

Ozonioterapia

Além dos novos equipamentos, a Unisociesc também está desenvolvendo um estudo com a Cecbra sobre a ozonioterapia. Um procedimento que mantém os ambientes limpos e desinfetados, crucial para medidas de prevenção do novo coronavírus (Covid-19).

Foto: Piero Ragazzi

De acordo com o professor responsável, Tiago Souza dos Santos, a ideia é trabalhar com o método de desinfecção baseado na radiação ultra violeta. Ele explica que esse método já tem muitos resultados que comprovam a eficácia em relação a diferentes tipos de vírus.

"A nossa tentativa é testar diferentes doses da irradiação para comprovar cientificamente, vamos elaborar um protocolo de testes com um equipamento da Cecbra para mais pra frente elaborar uma protocolo de tratamento", afirma.

Após testar in vitro, no laboratório de virologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o próximo passo é exportar o protocolo para ambientes, com o objetivo de permitir a circulação com mais segurança desses locais, como as escolas, hospitais, meios de transporte etc.

O projeto foi submetido ao edital da Fapesc, foi aprovado e será financiado pelo Governo do Estado, além disso conta com a participação dos professores Abadio O. Costa Jr e William AC Castañeda.

Onde encontrar

A Unisociesc e também o novo complexo ficam no Jaraguá do Sul Park Shopping, na avenida Getúlio Vargas, 268, no Centro de Jaraguá do Sul. Para mais informações, acesse o site da instituição: unisociesc.com.br ou entre em contato pelo telefone (47) 3512-1150