Tontura e vertigem: entenda como funciona o tratamento de Reabilitação Vestibular

Foto: Matheus Wittkowski

Por: Elissandro Sutil

08/10/2019 - 06:10 - Atualizada em: 08/10/2019 - 15:52

Pesquisas apontam que a tontura é um problema que afeta 40% dos adultos, cerca de 90% dos idosos e 1% das crianças. Elas acontecem quando o cérebro faz uma análise errada do ambiente à sua volta, causando uma sensação de estar girando, quando na verdade está parado. Já as vertigens são as tonturas do tipo rotatória que são a sensação que o ambiente está se movendo ao seu redor.

Elas são muito comuns em situações simples como: atravessar a rua, andar no banco de trás do carro, levantar da cama ou usar o elevador.

Para este problema, um dos principais tratamentos é a Reabilitação Vestibular (RV). Ela consiste em exercícios de movimentação constante da cabeça, olhos e do corpo. Através destes movimentos, o cérebro “se acostuma” e cria novos caminhos de processamento da posição em que está o corpo, reduzindo as tonturas.

A RV é reconhecida mundialmente por seus resultados e, por isso, é indicada para o tratamento de todas as faixas etárias. Contudo, antes de ser iniciado, o paciente precisa passar por uma avaliação “Otoneurológica Funcional“, feita por um fonoaudiólogo.

Karyny Mendonça, fonoaudióloga da Reaudi em Jaraguá do Sul, explica que a tontura pode ser desencadeada por diferentes motivos e com diferentes características, e entender como ela se comporta é essencial. Quanto mais preciso for o diagnóstico, mais certeza o profissional terá de qual tratamento seguir.

“Com uma avaliação precisa é possível saber exatamente qual a melhor forma de tratar o quadro de cada paciente logo de início, agilizando a melhora”, conclui a profissional.

Da avaliação ao tratamento

Por ser um problema que, estatisticamente, empata em número de casos com as dores nas costas e de cabeça, as tonturas ganharam mais atenção da área da saúde nos últimos tempos. Com isto, novas tecnologias foram desenvolvidas para que os fonoaudiólogos possam fazer os diagnósticos de maneira mais ágil.

Como tonturas têm efeito direto na postura, a avaliação postural é muito importante para entender qual a melhor linha de tratamento nesses casos. Ela pode ser feita de diversas formas, mas a tecnologia tornou este processo muito mais dinâmico e até divertido para os pacientes.

Foto Divulgação

A avaliação por meio da Posturografia é realizada por um equipamento no qual o paciente sobe em uma espécie de balança de alta precisão e o aparelho calcula a quantidade de peso que ele está colocando em cada parte do corpo durante a atividade.

Ele usa estratégias que demandam movimentos específicos. Com eles, é possível entender como e quando as tonturas acontecem, deixando o diagnóstico muito mais preciso para o uso do fonoaudiólogo na hora de definir o melhor tratamento.

Onde encontrar

A Reaudi fica no Hospital e Maternidade Jaraguá. Na Rua Motoristas de 1936, nº 120, no bairro Czerniewicz, em Jaraguá do Sul. Telefone: (47) 3274-3007. Para mais informações, acesse o Facebook.

Profissional

Karyny Mendonça – Fonoaudióloga.
CRFa 3 – 9171