As Soft Skills são habilidades socioemocionais ligadas à personalidade e ao comportamento social. Estas habilidades vêm se tornando cada vez mais valiosas no mercado de trabalho devido ao crescimento na demanda por pessoas com empatia e com capacidade para resolver problemas de forma criativa e inteligente.

Embora as Soft Skills sejam desenvolvidas com o decorrer de muita prática e vivência, existem iniciativas na educação infantil e fundamental que visam aprimorar, já na escola, estas habilidades nas crianças.

Foto Divulgação/Top Aprendizagem

Este é o caso da Top Aprendizagem em Jaraguá do Sul. Além de a instituição ser conveniada ao Sistema de Ensino Positivo e utilizar o brincar como metodologia de ensino - existe a preocupação em desenvolver as habilidades e competências que serão exigidas no futuro, tanto na vida pessoal quanto profissional.

De acordo com a gestora da escola, Mayara T. Moser, as Soft Skills estão inseridas na proposta da Top Aprendizagem.

"Quando pensamos na formação completa da criança, precisamos considerar, além do processo de desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento emocional. O conhecimento cientifico, junto com o conhecimento de si e do outro, formam pessoas mais preparadas para lidar com os desafios da vida, tanto pessoais como profissionais", completa a gestora.

Afinal, quais são as Soft Skills?

Existe um grande universo por trás destas competências, das quais podemos destacar: pensamento criativo, trabalho em equipe, resiliência e empatia.

Em contato com a equipe do OCP News, a Top Aprendizagem falou um pouco sobre a importância delas no desenvolvimento das crianças.

Pensamento Criativo

Foto do acervo da TOP Aprendizagem
Foto do acervo da TOP Aprendizagem

Segundo a Top Aprendizagem, estimular o pensamento criativo oportuniza as crianças terem um olhar diferente para o presente e o futuro, a encontrar soluções inovadoras para os desafios e a materializar suas ideias. O brincar como metodologia de ensino é uma ótima ferramenta para estimular a criatividade das crianças, por isso é tão valorizado pela escola.

Trabalho em equipe

Ser gentil, aceitar as diferenças, colaborar com o próximo, respeitar opiniões: tudo isso faz com que uma pessoa seja capaz de se relacionar com as outras de uma forma harmoniosa.

Foto divulgação | Top Aprendizagem

A TOP Aprendizagem é lar de várias interações sociais e dá muita importância ao cuidado e mediação destas relações, para que as crianças desenvolvam a capacidade de conviver em harmonia com pensamentos e comportamentos diferentes dos seus, respeitando cada um em sua individualidade.

“Incentivamos muito a colaboração entre nossas crianças, para que elas aprendam que, trabalhando em equipe, terão mais possibilidades, mais ideias e mais aprendizado.”, comenta a Diretora Pedagógica Leonice T. Moser.

Resiliência

A resiliência é a capacidade de se adaptar e lidar com situações adversas de forma tranquila e positiva, superando as pressões e obstáculos sem conflitos psicológicos.

Foto divulgação/Top Aprendizagem

A Top Aprendizagem salienta que esta competência é muito importante na vida de um ser humano, pois na vida profissional ou pessoal, todos passam por situações adversas. Para a escola estimular a resiliência na infância trará reflexos positivos para toda a vida.

Comunicação eficaz

Foto do acervo da TOP Aprendizagem
Foto do acervo da TOP Aprendizagem

Para se comunicar de maneira correta é muito importante saber como falar, mas ouvir é parte deste processo. A Top Aprendizagem explica que o ensino da comunicação vai além de remover a timidez, englobando trazer o aprendizado de que há momentos onde ouvir é o que se deve fazer que se saiba o que responder.

Empatia

De acordo com a escola, a empatia é uma das competências mais importantes na vida do ser humano. Colocar-se no lugar do outro, compreender o que ele pensa e sentir o que ele sente são atitudes que favorecem relações de confiança, de generosidade e carinho.

Onde encontrar

A escola está localizada em dois endereços:

  • Rua Friedrich Wilhelm Sonnenhohl, 623, no bairro Vila Lalau. Para entrar em contato com a escola, ligue no telefone: 3370-1461 ou no Whatsapp 992321461.
  • Rua Eugênio Lessman, 141, no Centro de Jaraguá do Sul. Entre em contato com a escola no telefone: 3371-0181.

Para ficar por dentro das novidades da TOP Aprendizagem, acompanhe a instituição nas redes sociais Facebook e Instagram.

Atendimento: Berçário a pré-escola, Ensino fundamental e Recreação

Atendimento em período integral