A atratividade de Santa Catarina está além de suas belas paisagens. Vale, serra e litoral são um cenário à parte quando o assunto é economia. O Estado deve ultrapassar o Rio de Janeiro este ano, e se tornar o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. A previsão é do Ibre/FGV (Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vargas).

O norte catarinense é o motor dessa alavancagem. Puxada por Joinville e Jaraguá do Sul, a região cresceu oito vezes mais que o restante do Estado. Esses dados dizem respeito ao terceiro trimestre do ano passado, segundo o Iper/SC (Índice de Performance Econômica de SC) da Facisc, a Federação das Associações Empresariais de SC.

Fundador da construtora e incorporadora Correia, Nivan Correia do Nascimento lembra que uma das molas propulsoras da economia catarinense é a construção civil. Isso porque ela emprega diretamente milhares de operários, indiretamente profissionais especializados, como arquitetos, engenheiros e vendedores, e atrai compradores e investidores.

Nivan ressalta que foi a construção civil em todo o Brasil que manteve uma margem mínima de empregabilidade enquanto o país passava por retração econômica em anos recentes. Inclusive, Santa Catarina foi o último Estado a entrar na crise e o primeiro a sair.

Como exemplo de mercado aquecido, ele cita três dos seus empreendimentos como tendo grande procura. “Em Jaraguá, temos o Symphony Apartments que dispõe de 147 metros quadrados privativos. Já em Joinville, contamos com o Munich Tower que, dependendo do apartamento, pode ultrapassar os 140 metros quadrados privativos”, disse, acrescentando que se for cobertura, o espaço físico chega a 272 metros quadrados.

O terceiro imóvel citado pelo executivo é o Montserrat, também em Joinville. Suas linhas curvas e seu design diferenciado o colocam entre os mais modernos na região do Anita Garibaldi. Estas e outras oportunidades de investimento estão no site da construtora.

Sonho de viver em SC

Natural de São Paulo, Rafael Orloff era servidor efetivo da secretaria de Educação na maior cidade do Brasil. Filósofo e pedagogo, ele conheceu Santa Catarina ao visitar sua irmã, psicóloga, que residia com o marido médico no norte do Estado.

“Me encantei pela região e vislumbrei oportunidade de trabalho onde poderia aliar emprego, renda e qualidade de vida”, disse, acrescentando que agora sonha em trazer a mãe e o tio que ainda residem em terras paulistas.

O tio, empresário do ramo de óticas, já deu sinal para que o sobrinho procure espaços comerciais adequados para, aos poucos, a família começar a se estabelecer em Santa Catarina. Essa movimentação reflete um quadro cada vez mais comum: profissionais e investidores que escolhem o norte catarinense para trabalhar e empreender.

Trajetória da Correia

Projetando imóveis de alto padrão, a Construtora e Incorporadora Correia foca nesse nicho de mercado desde sua fundação, em 2008. A empresa começou no planalto norte catarinense e hoje tem projetos em algumas das principais cidades do Estado, contando, atualmente, com cerca de 300 funcionários.

A Construtora e Incorporadora Correia fica na R. Expedicionário Holz, 29, bairro Atiradores, em Joinville. Contato: (47) 3422-6996. Acompanhe também as redes sociais: Facebook e Instagram.