Recomeço! Entenda a neurorecuperação de crianças com treinamentos locomotores

Por: Elissandro Sutil

03/08/2020 - 14:08 - Atualizada em: 03/08/2020 - 16:56

Hoje em dia há muita esperança de alguma neuroreabilitação em crianças que possuem alguma dificuldade de origem neurológica, principalmente quando falamos em locomoção. Com isso, o treinamento locomotor para desenvolvimento infantil traz muitos benefícios para a movimentação, equilíbrio, postura, entre outros.

“Uma movimentação ativa, seja ela com ou sem auxilio de locomoção é importante para essas crianças. Isto, por si só, aumenta a qualidade de vida, melhora a socialização, conseguindo assim dar mais funcionalidade e abre as pequenas novas possibilidades da vida cotidiana”, completa Ana.

Embora traga benefícios, a profissional salienta que os treinamentos locomotores variam de caso para caso. Existem protocolos dentro do intensivo de treinamento locomotor para os tratamentos neuropediátricos e são aplicados na esteira com ou sem suporte parcial de peso, complementando com manuseios, obstáculos, duplas tarefas, superfícies, planos distintos.

Ana ainda comenta que esta variação de tratamento acontece porque cada criança é única, nenhum tratamento é igual ao outro, precisa ser realizado uma avaliação, e traçado um plano de tratamento e objetivos juntamente com os pais.

“Uma avaliação criteriosa que irá determinar qual o melhor, conceito, método e equipamentos necessários para o tratamento, com isso a presença dos pais e um fisioterapeuta especializado em neuropediatria é indispensável. Precisamos estar o tempo todo trocando informações com os pais, eles fazem parte do tratamento” reforça, Ana.

Inovação na neuro reabilitação

Para melhores resultados, a tecnologia tem sido uma grande aliada da fisioterapia no campo da neuropediatria. Recentemente, o consultório da fisioterapeuta Ana Gabriela em Jaraguá do Sul recebeu uma esteira específica para treinamentos locomotores.

A profissional comenta que este equipamento é conhecido na área da fisioterapia e que ele conta com vários casos de sucesso. Com ele é possível trazer muita qualidade de vida e funcionalidade para os pacientes.

Dúvidas?

Entre em contato com a fisioterapeuta Ana Gabriela Baumann pelo telefone: (47) 99138-2252 ou (47) 3058-2897. O consultório da fisioterapeuta fica na rua José Emmendoerfer, 1344, – Centro Multidisciplinar Crescer, no Jaraguá Esquerdo em Jaraguá do Sul.

Instagram: @fisioneuro.anabaumann