Programação especial marca Semana da Indústria no Vale do Itapocu

Fotos: divulgação Sesi

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/05/2024 - 14:05 - Atualizada em: 23/05/2024 - 10:48

A Semana da Indústria, comemorada de 20 a 24 de maio pela FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, por meio das suas entidades SENAI, SESI E IEL, conta com programação especial em Jaraguá do Sul e região.

Várias atividades integram estudantes, profissionais de todas as áreas e empreendedores dos diversos segmentos produtivos, como forma de celebrar o Dia da Indústria, que acontece em 25 de maio, em reconhecimento ao empresário Roberto Simonsen, cuja atuação contribuiu para a consolidação da indústria brasileira. O dia 25 também marca o aniversário da FIESC, que em 2024 completa 74 anos de fundação, cuja atuação é pautada nos pilares de infraestrutura, internacionalização, inovação e inclusão.

Além de palestras abordando temas relacionados com a preparação para o mundo do trabalho, como gestão, finanças, motivação, comunicação, inclusão digital e produtividade, nesta quarta-feira (22) um dos pontos altos foi o painel “O mundo do trabalho como conector de futuros”, que reuniu no Centro Cultural da SCAR mais de 800 alunos das redes pública municipal e estadual, e estudantes do SENAI e SESI, com o propósito de apresentar aos jovens histórias de sucesso do setor empresarial as oportunidades da indústria do futuro.

Em 2024, a FIESC está retomando o tema “trabalhe na indústria”, que pauta ações de motivação de jovens para a construção de carreiras na indústria. Para abordar o assunto, um painel reuniu convidados ilustres que representam a indústria regional: Giuliano Donini, CEO da Marisol; Juliano Saldanha, Diretor de Recursos Humanos da WEG, e o vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itapocu, Célio Bayer, sócio-diretor da Indumak.

Outro destaque da agenda foi uma palestra sobre saúde mental com a psicóloga Camile Haslinger, abordando um assunto cada vez mais relevante para a construção de carreiras profissionais. A inclusão do tema na agenda da Semana da Indústria visa oportunizar a ampliação do debate sobre a importância da saúde no mundo do trabalho é um desafio para todos os setores.

Os três líderes destacaram a visão sobre suas carreiras profissionais, evolução e marcos da trajetória como empreendedores, e a importância da formação profissional para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e apoiado na inovação, como fator vital para o desenvolvimento da indústria do futuro.

Célio Bayer falou sobre a trajetória na Indumak Máquinas, onde ingressou em fevereiro de 1969, como auxiliar de serviços gerais até se tornar um dos sócios proprietários da empresa. Desde então, passou a ter uma atuação destacada no setor empresarial e na comunidade, como vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itapocu, presidente da Câmara de Desenvolvimento da Micro e Pequena Indústria da FIESC, além da atuação voluntária no Jaraguá Mais Saudável, AMA e em outras entidades.

Além da atuação empresarial, Célio Bayer também atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul de 2009 a 2012, e na presidência do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de 2005 a 2018. Ele enfatizou a importância de construir carreiras profissionais e empreendimentos pautados na confiança, destacando a participação da empresa no segmento, com mais de 8.500 clientes no Brasil e exterior. “Em seis décadas, de história e evolução, a empresa é referência em soluções robustas e inovadoras”,

Giuliano Donini enfatizou os desafios da indústria diante de um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, onde os recursos de tecnologia estão presentes em todos os processos. Uma indústria em transformação em que a tecnologia é pautada para beneficiar a humanidade, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico.

Na palestra sobre o tema saúde mental, a psicóloga falou sobre o desafio de manter o equilíbrio frente às dificuldades diárias, valorizando o bem-estar e a qualidade de vida, fatores que influenciam na atividade profissional. Apresentou números que apontam o Brasil como o país mais ansioso do mundo, o segundo em estresse, e o quinto com mais casos de depressão, acentuando a importância do debate sobre saúde mental em todos os ambientes da sociedade. Segundo ela, dados da Organização Mundial da Saúde, indicam que Mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão e 260 milhões vivem com transtornos de ansiedade.

Daren de Vargas Basso de Souza, gerente executiva regional do SESI-SENAI no Vale do Itapocu e Planalto Norte, destacou a importância da programação como resultado da parceria que a FIESC mantém com a comunidade regional que, segundo ela, extrapolam as possibilidades de conexões de desenvolvimento de novas habilidades e competências, com projetos estruturantes em várias áreas. “Esta conexão é que diferencia a nossa comunidade e a região, e a Semana da Indústria busca conectar com os jovens através da trajetória de grandes líderes da indústria da nossa região, passando por vários desafios, desenvolvendo e moldando suas carreiras de acordo com as necessidades das organizações e com os seus propósitos de vida, mas pensando no desenvolvimento da nossa região”.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação