Premiada internacionalmente, Königs Bier busca conexão com novos públicos

Königs significa rei em alemão e a escolha do nome remete à tradição da cultura alemã em Jaraguá do Sul | Foto: Divulgação

Por: Claudio Costa

13/08/2022 - 15:08 - Atualizada em: 13/08/2022 - 16:49

Uma empresa familiar ocupa cada vez mais espaço no coração e no paladar dos amantes da cerveja em Jaraguá do Sul. Há 15 anos no mercado, a Königs Bier desenvolve sabores especiais inspirados na cultura alemã.

Uma prova disso é o reconhecimento dos seus produtos em premiações nacionais e internacionais.
O portfólio da empresa jaraguaense conta com 13 produtos, todos disponíveis em garrafa e barril.

Ao longo da sua história, a Königs se mantém em constante evolução nos processos de fabricação e isso acaba trazendo uma maior qualidade nos produtos.

Aliado a isso, o mercado atual dispõe de uma grande diversidade de matérias-primas inicialmente não disponíveis.

“Temos uma grande gama de matérias-primas na fabricação e isso permite que a gente consiga desenvolver cervejas de estilos diferentes e com cada vez mais qualidade. Colocar os nossos produtos em concursos com outras cervejas é receber o reconhecimento de qualidade é muito bom. Hoje, nós somos a cervejaria mais premiada da região Norte de Santa Catarina, inclusive com premiações internacionais”, destaca Dennis Torres, sócio-proprietário da Königs Bier.

“Em alguns concursos, mandamos as cervejas ano após ano e, mesmo com juízes diferentes, recebemos premiações. Em Blumenau e em Londres, por exemplo, a gente enviou amostras no ano passado e ganhou. Mandou nesse ano e ganhou de novo. Isso mostra a padronização dos processos e o engajamento da equipe no propósito de criar experiencias ímpares aos consumidores”, completa.

Algumas cervejarias produzem rótulos apenas para concorrer em festivais. Na contramão dessa prática, a empresa não desenvolve os produtos apenas para as premiações. Todas as cervejas premiadas da Königs podem ser adquiridas facilmente no mercado local.

Inspirada na cultura da Alemanha

Dennis conta que a ideia de montar uma cervejaria surgiu após viagens dos pais dele, Ivan Torres e Rubia Friedemann Torres, pela Alemanha. Lá, eles viram que cada dorf, como os alemães chamam as vilas, tinha uma pequena cervejaria.

A ideia de montar uma cervejaria surgiu após viagens dos pais de Dennis, Ivan Torres e Rubia Friedemann Torres, pela Alemanha | Foto: Divulgação

“A gente acreditou que esse era um bom modelo para trazer para Jaraguá do Sul. Durante alguns anos, nós buscamos conhecimento e bagagem nesse sentido. Em 2007, decidimos abrir a cervejaria e isso se tornou um bom negócio”, frisa.

Königs significa rei em alemão e a escolha do nome remete à tradição da cultura alemã em Jaraguá do Sul. Os bailes de rei e rainha do tiro nas sociedades são uma das inspirações para o trabalho de Dennis a frente da empresa.

“A gente traz no nome uma homenagem às sociedades de tiro, com seus bailes de rei e toda essa cultura que existe em Jaraguá do Sul que culmina na Schützenfest. Entre as escolas cervejeiras, nós escolhemos trabalhar fortemente com a alemã”, contextualiza.

Projeto identidades

O projeto Identidades busca contar fatos da cultura, dos locais e das pessoas de Jaraguá do Sul através de cervejas. A cada dois meses, a Königs produz uma bebida que resgata estes aspectos.

A cerveja Imigrantes é uma releitura da gengibirra, bebida consumida em festividades por alemães e italianos | Foto: Divulgação

“A primeira cerveja que produzimos foi a Parques, uma cerveja com erva-mate que falava do verde dos parques até chegar na reconstrução da ponte antiga sobre o rio Itapocu. A segunda delas contava a história do bairro Amizade e como a cerveja liga as pessoas através de uma roda de conversa, por exemplo. A terceira é a Imigrantes, uma releitura da gengibirra, bebida consumida em festividades por alemães e italianos, que neste caso recebeu malte e lúpulo em sua composição”, comenta.

Conexão com o novos públicos

A Königs investe em ações para ampliar o seu público | Foto: Divulgação

A Königs faz sucesso com um público mais tradicional, mas quer levar o seu sabor para outros públicos. Com esse objetivo, a empresa promove estratégias para sair da zona de conforto e buscar novos ares.

“Vamos trabalhar com novas embalagens e marcas, além de promover ações culturais para atingir novos públicos. Em conjunto, vamos manter sempre o foco na qualidade e na tradição”, comenta.