Pertencimento em comunidade: o coração do IV Seminário Cidades Mais Saudáveis

Foto: Elton Ricardo (@soueltonr)

Por: Maria Luiza Venturelli

26/04/2020 - 10:04 - Atualizada em: 26/04/2024 - 14:15

Como garantir qualidade de vida às gerações futuras, em meio a uma urbanização crescente e na maioria das vezes desordenada?!

Essa é uma pauta global, que vem sendo discutida em vários âmbitos mas, que se inicia nas cidades. A gestão dos municípios, tem impacto direto na vida das pessoas e queremos partir da visão que, essa responsabilidade não compete apenas à administração pública, executiva e legislativa, mas da participação da sociedade civil.

Foi assim que o Programa Jaraguá Mais Saudável nasceu, de uma iniciativa de vários atores da sociedade civil organizada. Pessoas, que queriam contribuir para transformar Jaraguá do Sul em uma cidade ainda mais saudável, produtiva e longeva. O Programa é baseado em três pilares: Comer, Mover e Pertencer.

Com apoio de várias instituições públicas e privadas o Jaraguá Mais Saudável, vem promovendo ações de impacto na sociedade, chamando a atenção da população para a importância dos hábitos saudáveis e do comportamento preventivo, necessários para um envelhecimento autônomo e saudável.

O Seminário Cidades Mais Saudáveis é um exemplo, na sua quarta edição, em sintonia com o pilar do Pertencer, propõe evidenciar a questão das relações sociais e a importância de uma convivência saudável em comunidade. Sugere avaliar a nossa conduta e compromisso enquanto indivíduos que contribuem com a sociedade e seu bem comum.

O evento foi idealizado em conjunto com Secretaria Municipal de Saúde, patrocínio do SEBRAE e apoio da Dumke e Hotel Itajara.
As atividades do Seminário, iniciaram no dia 23 de abril, sendo desenvolvidas em parceria com Instituições de Ensino Superior locais, que abordaram diferentes temas aplicados em forma de oficinas e palestras.

Foto: Elton Ricardo (@soueltonr)

A UNISOCIESC abriu as atividades com a oficina, Transformação da Indústria de Alimentos x Impactos na Saúde Populacional. Uma abordagem realizada em ambiente integrado, interagindo com o público presente.

No dia 24 de abril a IDOMED conduziu a oficina, Como a Mobilidade Pode Beneficiar um Envelhecimento Ativo e Autônomo no Trabalho e nas Relações. A oficina foi aplicada para os Idosos do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, que participaram de atividades práticas, evidenciando a importância do movimento para manutenção da saúde na terceira idade.

A Católica, através dos docentes do curso de Educação Física, abordou o tema, Infância Saudável. Como o Esporte e a Prática da Atividade Física Podem Contribuir para o Protagonismo em Bem-Estar do seu Filho. A oficina foi aplicada para estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica Julius Karsten.

Fechando as atividades do dia, tivemos na UniSENAI a Apresentação de Cases de Projetos Aplicados pelos Acadêmicos dos Cursos de Engenharias e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os projetos contribuem com questões sociais, como inclusão e sustentabilidade. Sendo apoiado por entidades locais como, COMPED e APAE.

No dia 25 de abril, encerramos o IV Seminário Cidades Mais Saudáveis com a palestra Pertencimento e Protagonismo, com Álvaro Fernando, um dos palestrantes mais requisitados do Brasil. Escritor e compositor, desenvolve trilhas sonoras para comerciais de televisão, premiado internacionalmente.

Proporcionou ao público presente, uma palestra alegre e integrativa, que ao mesmo tempo, trouxe profundas reflexões acerca do poder do protagonismo e das relações interpessoais, apresentados como ferramentas indispensáveis ao pertencimento em sociedade.

O Jaraguá Mais Saudável, agradece a todos que prestigiaram as ações realizadas durante o IV Seminário Cidades Mais saudáveis, em especial aos Patrocinadores do Programa: WEG, Unimed, Fiscall Contabilidade, Unisociesc, Coletânea, Indumak, Idomed, Sol Sports e Viacredi, e aos mantenedores Fiesc Sesi, Acijs e Amvali.

Fica o convite para um próximo encontro, recheado de propósito e protagonismo!

Notícias no celular

Whatsapp